Seu gato dorme de barriga para cima ou enrolado? Saiba o que significa!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 20 de janeiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A depender da postura, o gato pode estar indicando que confia no tutor, que está relaxado e em sono profundo, ou, simplesmente, está com frio

A forma como seu gato dorme revela muito sobre ele – foto Freepik

 

Ver o gato dormir é um dos momentos favoritos dos tutores mais apaixonados e curiosos a respeito da natureza de seu pet.

Porventura, você pode encontrar o felino descansando em uma posição diferente da usual, mas, embora às vezes isso esteja relacionado à personalidade do animal, também pode haver outra razão para tal comportamento.

Será que há motivo para preocupação ou não? Veja o que dizem duas especialistas e entenda o que significam algumas posições adotadas pelos gatos enquanto dormem. Veja abaixo e confira o que elas querem dizer!

1. Gato dormindo de olho aberto

Deparar-se com o gato dormindo de olho aberto pode parecer assustador e perigoso, mas, na verdade, significa um cochilo mais rápido e superficial. É quando o animal ainda não alcançou o sono profundo.

Por exemplo, isso pode acontecer quando o ambiente está muito movimentado, quando há um animal novo, uma visita em casa, etc. O gato está cochilando, mas os seus sentidos, como audição e olfato, estão ainda bastante ativos.

“Todos os gatos fazem isso. Não é um problema, é natural da espécie. Os animais costumam cochilar assim próximo da janela, em varandas e quintais mais abertos, próximo de muitas pessoas ou outros animais com os quais não têm muita intimidade. É totalmente normal”, acrescenta Sabina Scardua, médica-veterinária doutora em comportamento animal.

2. Gato dormindo de barriga para cima

Dormir com a barriga para cima, por sua vez, indica que o animal está completamente relaxado.

Segundo Sabina, essa posição pode ser mais comum em dias quentes, e só ocorrerá quando houver muita confiança.

“Expor a barriga é extremamente vulnerável para eles. Instintivamente, os animais sempre protegerão a barriga, onde estão todos os órgãos vitais, então só ficarão de barriga para cima próximos de quem confiam, em um local agradável e seguro”, diz.

3. Gato dormindo enrolado

Por outro lado, dormir enrolado é uma prática instintiva, através da qual o gato pode proteger a parte do corpo mais frágil – a barriga – enquanto dorme. Essa posição pode ser mais comum em dias frios.

“Na vida selvagem, a postura de dormir enrolado era uma forma de manutenção de calor corporal frente às intempéries do dia a dia e também de proteção de órgãos vitais para sobrevivência”, diz Myrian Kátia Iser Teixeira, médica-veterinária mestre em ciências médicas e pós-graduada em clínica de felinos..

4. Gato dormindo de lado

Dormir de lado é a posição mais usada pelos felinos para descansar profundamente e recuperar sua energia. “A barriga fica um pouco exposta e as pernas esticadas, e indica que o animal está relaxado, tranquilo e confortável”.

“Um animal saudável sempre usará esta posição em algum momento do dia ou da noite para dormir, se a temperatura está agradável”, comenta Sabina.

5. Gato dormindo sem apoiar a cabeça

Dormir sem apoiar a cabeça, segundo a doutora em comportamento animal, é uma adaptação da espécie para sobrevivência.

Geralmente, tal postura é usada para dormir mais levemente em algum momento do dia ou da noite. Os animais que vivem dentro de casa, em segurança e temperatura agradável, porém, geralmente vão usá-la poucas vezes e por períodos mais curtos.

“Se seu gato dorme a maioria do tempo só assim, talvez seja o caso de avaliar o bem-estar. Isso é comum em casas que têm muitos gatos”, diz Sabina.

6. Gato dormindo com o tutor

Na maioria das vezes, dormir com o tutor demonstra vínculo profundo e afetividade por parte do gato.

“Quando os gatos ficam no colo ou apoiados no tutor, seja ao dormir, seja ao relaxar, é motivo de delírio para os humanos. Isso significa que os gatos adoram seus tutores e se sentem felizes ao conviver com eles”, diz Myrian.

No inverno, eles até podem se aboletar junto aos seres humanos na hora de dormir para ficarem mais quentes. Mais do que uma estratégia para se esquentar, porém, o comportamento é a tradução de uma relação de confiança e amor.

Ela sugere que o tutor preste atenção no comportamento, pois os gatos gostam de rotina, portanto, se aqueles que gostam de dormir separados de repente passam a dormir o seu responsável, isso pode ser um sinal de que algo está acontecendo.

“O animal que sempre dorme separado em outro cômodo e de repente começa a dormir perto do tutor todas as noites ou em algumas oportunidades durante o dia, pode estar se sentindo mal fisicamente e busca ajuda e segurança; ou o tutor está com alguma questão diferente física, emocional ou mental e o gato começa a se aproximar mais, na tentativa de ajudar”, afirma.

O contrário também pode acontecer – ou seja, o animal que sempre dorme com o tutor de repente não vai mais. Para Sabina, isso pode indicar que tem algo errado com o bicho ou, em casas com muitos gatos, que há algo errado na dinâmica hierárquica deles.

7. Gato dormindo sobre as patas

Em dias mais frios, também é normal que o animal deite sobre as patas para aquecê-las, já que as extremidades do corpo tendem a se resfriar mais.

“É comum em dias e locais mais frios, e em animais muito jovens ou mais idosos, cujo sistema termorregulador do corpo não está 100%”, explica Sabina.

8. Gato dormindo com as patas sobre a cara

Já essa posição indica um estado relaxado e sono profundo. Se o animal sempre faz isso, Sabina sugere fornecer ambientes mais escuros na casa para que ele possa se proteger da claridade.

“Alguns animais são mais sensíveis à claridade que outros. É importante disponibilizar esconderijos bem escuros para sonecas, mas, em locais e estações muito quentes, fechar as cortinas de um dos cômodos pode ser o suficiente e melhorar o bem-estar dos bichanos”, diz.

Por fim, é importante esclarecer que nenhuma dessas posturas, isoladamente, são sinal de que há algo errado, e o tutor não precisa se preocupar.

“O alerta existe para a mudança repentina de padrão e predominância exagerada de uma posição apenas”, reforça a médica-veterinária.

*Informações Casa & Jardim


+ Pets