Ortopedista se surpreende com o peso das mochilas na porta das escolas e faz alerta

  • Robson Leite
  • Publicado em 20 de janeiro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O problema de falta de postura e fraqueza muscular que algumas crianças já possuem, será exacerbado com o peso da mochila

Mês de janeiro e as crianças e adolescentes começam a preparar a lista de material que vai acompanhá-los ao longo do ano escolar.

Livros, cadernos, estojos, garrafas de água, vestuários, enfim, uma variedade grande de itens que serão utilizados no dia a dia.

O ortopedista Maurício Martelletto alerta para alguns cuidados importantes em relação à mochila, especialmente ao peso dela, para prevenir danos à coluna.

O que diz o médico

“As mochilas pesadas acabam gerando um estresse na coluna, nas articulações frágeis das crianças. Realizei um trabalho ano passado, indo até a entrada de uma escola e pesei a mochila das crianças. Crianças de 12 anos de idade, que pesavam 40 quilos, estavam carregando mochilas com peso de 20 quilos”, explica o especialista.

Segundo o médico, “fazendo essa relação, um pai que pesa 80 quilos, suportaria uma mochila de 40 quilos; claro que seria um estresse a esse adulto, como era para aquelas crianças”, diz o médico.

A principal recomendação é que a mochila não deve pesar mais do que 10% do peso de quem está a carregando, além de poder causar escoliose, cifose e lordose. O médico explica que o excesso de peso desse item, também pode interferir no crescimento dos jovens.

O ortopedista dá algumas dicas para utilizar as mochilas de forma segura:

Peso adequado:

Certifique-se de que a mochila não exceda 10% do peso corporal da criança. Isso ajuda a evitar sobrecarregar a coluna. Se precisar carregar mais do que isso, procure utilizar mochilas com puxadores e rodinhas. Uma criança de 40 quilos não pode carregar 20 quilos nas costas.

Ajuste correto:

Escolha uma mochila com alças ajustáveis e acolchoadas. As alças devem ser ajustadas para que a mochila fique próxima das costas da criança.

Postura adequada:

Incentive a criança a manter uma boa postura ao usar a mochila. Isso inclui carregar a mochila em ambas as alças e ajustar as alças para um ajuste adequado.

“Lembre-se de que a segurança da coluna é muito importante, especialmente durante o período de crescimento. Ao seguir essas orientações, você pode ajudar a garantir que a mochila da criança seja adequada e não cause danos à coluna. O problema de falta de postura e fraqueza muscular que algumas crianças já possuem, será exacerbado com o peso da mochila. Doenças ou deformidades da coluna devem ser detectadas com exames e consulta a um especialista”, finaliza Martelletto.


+ Bem-estar