Pessoas estão interagindo com amigos mais online do que pessoalmente, diz pesquisa

  • Nene Sanches
  • Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 20:00
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Interação humana está quase toda focada no contato virtual, releva relatório da consultoria especializada Sensorama

A Sensorama Design, uma consultoria especializada em experiência do usuário e design de serviços, conduziu um estudo para entender melhor como as pessoas interagem socialmente, visando descobrir maneiras inovadoras para as empresas criarem e planejarem estratégias nos próximos anos.

O estudo foi feito com 702 pessoas do Brasil, na faixa etária entre 18 a 75 anos, que mostrou que 58% das pessoas interagem mais com amigos e familiares online do que pessoalmente.

Ainda entre os 58%, alguns afirmam que para sair de casa o evento precisa valer a pena e nas horas livres mencionaram realizar atividades como assistir filmes e séries, ler, viajar, ir a parques, shows e restaurantes, mas sem mencionar amigos.

Mas a pesquisa mostra também que os usuários estão buscando foco em si próprio.

“Os dados reforçam o que estamos vendo diariamente com a sociedade. Para as empresas, compreender como os jovens interagem uns com os outros e como isso pode acontecer nos próximos anos é fundamental para projetar experiências digitais, processos e serviços conectados com as necessidades e expectativas das pessoas”, explica Mariana Torquato, COO da Sensorama.

Em relação às interações entre as crianças, 51% dos pais com filhos até 18 anos relataram que os mesmos também brincam e conhecem outras crianças on-line.

“Compreender como os jovens interagem e como isso pode acontecer nos próximos anos nos deixa mais preparados para projetar experiências digitais. Dessa forma, conseguimos antecipar as necessidades, otimizando o nosso processo de UX design para focar a pesquisa de usuário em comportamentos ainda incertos e arriscados para as corporações”, relata Camila Libório, Design Manager da Sensorama.

Novas vivências

Além disso, quando falado sobre novas vivências e identidade própria, seguindo o tanto de possibilidades e a velocidade de tendências no mundo, as pessoas se mostram abertas a outras experiências, sem se comprometer com apenas uma possibilidade.

De acordo com o estudo, 24,2% procura possibilidades de criar novas perspectivas para si próprio.

“Nossa missão é capturar insights valiosos sobre as preferências, necessidades e expectativas dos usuários, para que as empresas possam desenvolver produtos e serviços que realmente atendam às suas demandas. Ao prever tendências em socialização, podemos ajudar nossos clientes a se anteciparem às mudanças no comportamento do usuário e a se destacarem em seus respectivos mercados”, conclui Torquato.

A Sensorama tem trabalhado com empresas de diversos setores, como tecnologia, varejo e entretenimento, auxiliando-as na criação de experiências digitais inovadoras e centradas no usuário.


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