compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Segundo nutricionistas, o álcool é o grande vilão das festas de fim de ano. Duas caipirinhas, por exemplo, têm quase o mesmo teor calórico de um prato completo com sobremesa
Se você não quer começar 2024 com uns quilos a mais, fique de olho nas calorias das bebidas – foto Freepik
Para quem vai celebrar a chegada de 2024 com um copo de bebida na mão e não quiser começar o ano já enfiando o pé na jaca, a dica de nutricionistas é ficar de olho nas calorias das bebidas alcoólicas ingeridas – que são, na verdade, as grandes vilãs das dietas – e não os pratos tipicamente consumidos nesta época.
Entre as bebidas mais populares das festas de fim de ano estão a cerveja, o espumante, a caipirinha, o gin e o vinho.
Para se ter uma ideia, um prato com uma proteína, salpicão, arroz e até um pudim de sobremesa tem menos calorias do que duas caipirinhas!
Mas atenção: nada de querer compensar e trocar um prato de comida por um drink!
Além de aumentar o risco de ressaca, é preciso lembrar que o álcool tem um ponto de partida negativo: é uma fonte de caloria vazia. Ou seja, não tem nenhum nutriente ou benefício para o corpo, diferentemente dos alimentos.
Sem falar que o álcool é uma substância tóxica e não existe dose segura para o seu consumo, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Se pensarmos em calorias, a bebida alcóolica é a verdadeira vilã. Isso porque ela pode ter mais calorias que o alimento, sem entregar nenhum nutriente”.
“E, como é líquida, as pessoas acabam consumindo-a em um volume maior”, diz Marina Nogueira, nutricionista e influenciadora sobre nutrição.
Veja abaixo quais dessas bebidas são mais calóricas:
Vinho tinto 150ml: cerca de 120 a 130 calorias
Espumante 150ml: cerca de 90 a 100 calorias
Cerveja 350ml: cerca de 150 a 200 calorias
Gin tônica um copo médio: cerca de 150 a 250 calorias
Caipirinha um copo médio: cerca de 200 a 250 calorias.
A saída, então, é escolher a bebida menos calórica?
Não! Para evitar um consumo calórico alto na ceia de Ano Novo, o segredo é equilibrar na quantidade de álcool.
E pode parecer que o jeito mais simples seja escolher a bebida menos calórica a ser consumida, mas a nutricionista afirma que não é bem assim.
A melhor escolha é preferir ingerir a bebida que você toma menos.
Por exemplo: o espumante tem menos caloria que todas as outras bebidas, mas quantas taças de espumante você é capaz de tomar? Se a resposta for muitas, é melhor escolher outra bebida.
O álcool, de forma isolada, tem 7 calorias por grama. Isso é mais do que as calorias encontradas nos carboidratos e proteínas dos alimentos, que têm 4 calorias por grama. E chega perto da gordura, que tem 9 calorias por grama.
No entanto, a substância não é consumida pura, pois está presente em bebidas, que, no conjunto, são mais calóricas. Além disso, outros itens, como açúcar, só aumentam o teor calórico.
*Informações G1