compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Para limpar as paredes deve-se retirar o pó da superfície com um espanador, assim como as teias de aranha e restos de insetos
Não existe limpeza mais árdua do que limpar paredes, tarefa trabalhosa e pesada, mesmo para profissionais! E a parede é a última coisa que as pessoas pensam em limpar depois de lavar a louça, tirar a gordura ou passar o pano no chão. Ninguém gosta de limpar grandes superfícies.
Então, é muito importante ter utensílios que lhe deem acesso às zonas mais altas e avaliar o tipo de revestimento da parede e possíveis manchas. Além disso, se encontrar manchas difíceis, trate-as sempre com cuidado e com os produtos certos.
Utensílios necessários
Antes de começar, é importante ter os utensílios necessários para a limpeza de paredes e tetos, como sabonete de pH neutro, esfregão com cabo extensível, 2 ou 3 panos de microfibra e um sabão especial para manchas difíceis (graxa, mofo, etc.).
Para limpar adequadamente as paredes, deve-se retirar o pó da superfície com um espanador. Isso é importante para evitar danificar ou arranhar a superfície. Aproveite também para retirar todas as teias de aranha e restos de insetos que se encontram nelas.
Após retirar o pó, avalie o material de revestimento e localize as manchas difíceis. De acordo com sua natureza, deve-se proceder da seguinte forma:
Azulejos
Para limpar paredes de azulejos, passe um esfregão de microfibra embebido em uma solução de água, amônia e sabão líquido. Escorra bem e esfregue sempre de cima para baixo com movimentos firmes e regulares.
Se houver manchas persistentes, trate-as com um pano de algodão embebido apenas em amônia. Como este detergente é muito forte, lembre-se de abrir portas e janelas para garantir um fluxo constante de ar.
Pedra
As paredes de pedra são lindas e conferem uma personalidade única às casas. Por ser um material natural e poroso, não necessitam de muitas ferramentas para se manterem limpas e brilhantes ao longo do tempo.
Assim, para limpar paredes de pedra, basta passar a superfície com um esfregão embebido em água e sabão até que toda a poeira e sujeira sejam removidas. Em seguida, enxugue novamente com um pano limpo e seco para dar brilho.
Gesso
As paredes de gesso são as mais comuns hoje em dia, devido às suas características e vantagens. Por exemplo, por serem lisas, dificilmente acumulam poeira, e uma camada de tinta deixa-as como novas num piscar de olhos.
No entanto, se encontrar pequenas manchas, use um pano levemente úmido para limpá-lo. Se a mancha não sair e a parede ficar branca, você sempre pode usar uma borracha mágica.
Ocasionalmente, as paredes de gesso estão sujeitas a bolor em ambientes muito úmidos ou com problemas de umidade.
O primeiro passo para resolver esse problema é raspar ou lixar a área para retirar o mofo. Se houver algum defeito, use massa para nivelar, lixe novamente, deixe secar e aplique uma solução antimofo. Depois de seco, aplique o primer e a tinta.
Papel de parede
As paredes com papel de parede são muito comuns em casa e apresentam uma grande vantagem em relação a outros tipos de paredes, principalmente pela variedade de designs que oferecem, pela sua qualidade e pelo seu preço (acessível em todos os casos).
Segundo o portal Informe Brasil, como qualquer outro elemento, ele também suja, mas é muito fácil de limpar: umedeça levemente o pano de microfibra em água com sabão e torça-o.
Coloque o pano na cabeça do esfregão e passe sobre a parede com papel de parede. Após remover as manchas, use novamente um esfregão limpo para secar a parede.