compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Quem é apaixonado por cozinhar e sabe dar valor a uma comidinha caseira já sabe que o segredo de uma boa culinária consiste no uso dos temperos certos
Cozinheiros de plantão sabem que o tempero é o toque especial que faz toda a diferença na comida – foto Freepik
Quem é apaixonado por cozinhar e sabe dar valor a uma comidinha caseira já sabe que o segredo de uma boa culinária consiste no uso dos temperos certos.
Alho, cebola, pimenta e hortaliças diversas dão um toque especial a qualquer prato! Para que você saiba quais são os principais temperos – e com quais pratos eles mais combinam – a gente separou umas dicas de ouro. Confira!
Alho e cebola podem temperar quase todas as comidas
Dentre os principais (e mais básicos) temperos que existem, o alho e a cebola são ótimos para dar gosto ao arroz, macarrão, feijão, carnes e à maioria das comidas que os brasileiros adoram.
O ideal é que você pique bem esses ingredientes e depois refogue-os na panela, junto com azeite. Depois, é só acrescentar o arroz ou qualquer outro prato que esteja sendo preparado.
Alho e cebola fritos ficam ainda mais saborosos e também podem ser usados em marinadas feitas a base de limão, vinho, molho inglês ou shoyu – para temperar as carnes ainda cruas, por exemplo.
Pimentas para temperar carnes e ensopados
Para quem gosta de dar um toque apimentado à comida, a nossa dica é investir nos diferentes tipos de pimentas que existem: malagueta, do reino, biquinho, dedo de moça e outras tantas.
Elas são usadas, geralmente, no preparo de carnes e sopas, mas também podem ser utilizadas para temperar o feijão e até mesmo saladas. O lado bom é que as pimentas podem vir de várias formas: moídas, líquidas ou inteiras.
Só tome cuidado para não exagerar, ok? A malagueta, por exemplo, é uma das mais fortes e deve ser usada moderadamente.
Obs.: Embora as pimentas sejam confundidas com temperos comuns, elas fazem parte do grupo de “condimentos” – ingredientes (geralmente líquidos) que fazem bem para a saúde, pois auxiliam na digestão. Além das pimentas, os principais condimentos são: sal, azeite, vinagre e mostarda.
Salsinha e cebolinha para preparar carnes, risotos e massas
Assim como o alho e a cebola, a salsinha e a cebolinha podem ser usadas para temperar a maioria dos pratos: carnes, risotos, bobós de frutos do mar, massas e por aí vai.
No entanto, diferentemente das pimentas (que podem ser colocadas em cima do prato quando ele já está pronto, por exemplo), a salsinha e a cebolinha são geralmente adicionadas quando o alimento ainda está cozinhando na panela.
Desse jeito, elas conseguem conceder mais sabor e dar aquele “cheirinho verde” clássico. Fica a dica!
Alecrim para pães, carnes suínas e molhos
Você sabia que o alecrim é um dos melhores temperos para a carne suína? Ele é uma erva bem aromática e fácil de cultivar – portanto, você pode facilmente ter uma muda dessas em casa.
O ideal é que você use o alecrim quando for aplicar a marinada na carne, de modo que ele fique bastante tempo em contato com o alimento para fixar bem o sabor.
Além disso, esse tempero também é muito usado no preparo de pães diferenciados (ele fica por cima para dar um gosto especial) e molhos de diferentes tipos.
Manjericão para acompanhar as massas
Esse é um dos temperos mais famosos e que praticamente todo mundo gosta. Afinal, quem é que nunca experimentou uma boa macarronada com folhas de manjericão em cima?
Isso porque o manjericão combina superbem com molhos vermelhos, como o ao sugo ou o bolonhesa. Por isso, é muito provável que você já tenha comido alguma massa com manjericão.
Obs.: Existem muitos outros temperos, como o gengibre, a canela e a páprica, que também dão um gosto especial aos alimentos.
O curry, por exemplo, é um misto de ervas e ingredientes picantes (formado, principalmente, pelo gengibre e diferente tipos de pimentas) que constitui um ótimo tempero para carnes e caldos.
Já a canela é ótima para temperar receitas doces, envolvendo frutas e chás, por exemplo.
*Informações Casa Prática Qualitá