Mau hálito em cães: saiba as causas e como resolver o problema

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de outubro de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O acúmulo de placa bacteriana nos dentes do animal pode causar mau hálito e levar ao surgimento de outros problemas bucais

Mau hálito em cães é um problema comum, mas que pode evoluir para algo mais sério – foto Freepik

 

O mau hálito em cães é um problema comum que atinge a maioria dos nossos amigos de quatro patas.

Muitas vezes, os tutores confundem o mau hálito com uma condição natural do cãozinho, quando na verdade pode ser sintoma de problemas bucais.

De acordo com a veterinária Tharcilla Pereira, o mau hálito em cães é muitas vezes resultado de problemas dentários.

“A acumulação de tártaro, a presença de gengivite ou infecções orais são as causas mais comuns”, revela.
A profissional explica que, com o passar do tempo, restos de alimentos e bactérias se acumulam nos dentes do cachorro, formando uma placa que, ao não ser removida, pode se mineralizar e se transformar em tártaro”.

“O tártaro pode resultar em inflamação gengival e perda dentária. “Essa condição, se não tratada, pode levar à inflamação das gengivas e, eventualmente, a problemas mais sérios como a periodontite”, destaca Tharcilla.

Como acabar com o mau hálito?

Para resolver o problema do mau hálito em cães, a especialista pontua que é importante realizar uma boa higienização bucal do pet. Ou seja, você deve escovar os dentes do animalzinho diariamente, com produtos adequados para esse tipo de tarefa.

Também é fundamental fazer consultas periódicas ao veterinário, entre 6 e 12 meses. Assim, ele analisa como anda a saúde bucal do cachorro e, caso seja necessário, indica outro método para tratar o problema, mantendo-o longe de doenças mais graves.

Além disso, oferecer petiscos e brinquedos especiais podem ajudar a manter a saúde bucal do animalzinho e prevenir o mau hálito em cães, como lembra a veterinária. Segundo ela, uma dieta equilibrada também auxilia nesse processo.

“O mau hálito do seu pet pode ser mais do que apenas um inconveniente olfativo: é um sinal de que é hora de prestar atenção à saúde bucal do seu melhor amigo”, finaliza Tharcilla.

*Informações Alto Astral


+ Pets