compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Fenômeno ocorre quando parte da Lua entra na sombra mais escura da Terra, fazendo com que o satélite fique mais escurecido
Quem se encantou pelo efeito “anel de fogo” do eclipse solar no último dia 14, já pode se preparar para presenciar outro fenômeno neste final de semana.
Um eclipse lunar parcial acontece neste sábado (28/10), a partir das 15h01 (horário de Brasília), com finalização prevista para as 19h26.
Dessa vez, ao contrário do eclipse solar, é seguro olhar diretamente para a lua, sem a necessidade de óculos de proteção.
Quem reside em Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí poderá ver o eclipse com maior intensidade.
Só um pouco
Já nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, o eclipse parcial será de apenas 6%. Infelizmente, quem estiver nos demais estados precisará acompanhar o fenômeno através de transmissões. A boa visualização da Lua está sujeita às alterações climáticas.
Além do Brasil, o eclipse será visível em várias partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica, de acordo com o portal Time and Date.
Transmissão no YouTube
Este será o maior fenômeno até 2025. Quem tiver interesse em prestigiá-lo poderá acompanhar através de uma transmissão ao vivo pelo canal Time and Date, no YouTube.
Segundo o Metrópoles, o Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno pela plataforma, com previsão de início às 16h38 (horário de Brasília).