compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Alimentos comuns como iogurte e queijo possuem probióticos capazes de desempenhar um papel significativo na redução da hipertensão
Alimentos probióticos podem ajudar a reduzir a pressão arterial – foto Freepik
Alimentos comuns como iogurte e queijo possuem probióticos capazes de desempenhar um papel significativo na redução da hipertensão, também chamada de pressão alta.
Pesquisadores chineses observaram o efeito na saúde de camundongos. Os roedores foram divididos em grupos que receberam água potável normal, água com alto teor de frutose (que induziu pressão alta) e, por último, água com alto teor de frutose combinada com probióticos.
O estudo, publicado na revista mSystems, na última quinta-feira (19/10), revelou que os ratos hipertensos que receberam probióticos apresentaram níveis de pressão arterial até 20% mais baixos do que o grupo hipertenso que não recebeu bactérias benéficas.
As bactérias utilizadas foram Bifidobacterium lactis e Lactobacillus rhamnosus, ambas comumente encontradas em alimentos fermentados, como iogurte e queijo.
“Os probióticos apresentam um caminho promissor na medicina preventiva, oferecendo potencial na regulação da hipertensão e remodelando nossa abordagem à saúde cardiovascular”, afirmou o microbiologista Zhihong Sun, da Universidade Agrícola da Mongólia Interior, que é um dos autores do estudo.
Benefício pode ser replicado em humanos
Os pesquisadores agora pretendem fazer um grande ensaio clínico para investigar se os resultados podem ser replicados em humanos.
Os probióticos são conhecidos como “bactérias boas” e são úteis para equilibrar o sistema digestivo. Eles são encontrados em alimentos como iogurte, queijo cottage e kimchi – conserva oriental â base de vegetais.
*Informações Metrópoles