compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A administração ocorre por via subcutânea em duas doses com intervalo de três meses entre si, o suficiente para atingir a imunização.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes (mosquito tigre) que na forma hemorrágica aguda pode causar a morte.
Incluída pela OMS entre as 10 ameaças à saúde global, é endêmica em mais de 125 países.
A nova vacina tetravalente TAK-003 denominada Qdenga é resultado de mais de 70 anos de pesquisa e experimentação e tem uma abordagem inovadora porque é estruturada a partir do sorotipo 2 do vírus Dengue, utiliza tecnologia recombinante para garantir a imunização contra os quatro os sorotipos do vírus, cobrindo todo o espectro da infecção.
A vacina atingiu a meta de eficácia global de 80,2% 12 meses após a segunda dose e uma eficácia na prevenção de hospitalização de 90,4% 18 meses após a segunda dose.
Subcutânea
A administração ocorre por via subcutânea em duas doses com intervalo de três meses entre si, o suficiente para atingir a imunização. Estudos de longo prazo não identificaram riscos importantes para a segurança e tolerabilidade.
Aproximadamente 390 milhões de casos de infecção por dengue são relatados em todo o mundo a cada ano, com a incidência aumentando 30 vezes nos últimos 50 anos.
Aproximadamente metade da população mundial vive em áreas onde a dengue é endêmica, contudo nos países do hemisfério norte do mundo, particularmente na Europa, constitui um perigo, por ser uma doença importada, resultante da circulação de mercadorias e pessoas.
(Com informações do portal Mezzopieno, Agência Italiana de Medicamentos e Instituto Superior de Saúde)