Pesquisadores da Universidade da Califórnia encontram maneira inovadora de usar o Wi-Fi para captar imagens de objetos estacionários
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) realizaram uma descoberta revolucionária ao encontrar uma maneira inovadora de usar o Wi-Fi para captar imagens de objetos estacionários, inclusive através de paredes.
A equipe, que participou da Conferência Radar 2023 do IEEE, focou em traçar as extremidades dos objetos e obteve resultados surpreendentes, conseguindo até mesmo ler o alfabeto latino do outro lado de uma estrutura de madeira.
Mas como isso é possível?
A teoria utilizada pelos cientistas é baseada na Teoria da Difração Geométrica de Keller, que afirma que a extremidade de um objeto gera uma espécie de cone de raios quando entra em contato com uma onda;
A partir desta informação, os pesquisadores conseguiram criar um mapa do local que recebe os sinais de Wi-Fi, identificando a orientação das bordas dos objetos;
Com a ajuda de cálculos baseados em redes bayesianas, o sistema prevê como a informação sobre a borda é propagada, o que melhora significativamente a detecção de imagem em relação a técnicas anteriores.
Curvatura da superfície
Ao contrário de métodos anteriores, que produziam imagens de baixa qualidade devido à reflexão nas superfícies, os cientistas utilizaram três transmissores Wi-Fi e estudaram variáveis, como a curvatura da superfície e a orientação das extremidades para aprimorar o design do sistema de imageamento.
Para receber os sinais, um veículo não tripulado foi utilizado como receptor Wi-Fi em movimento. O experimento foi bem-sucedido em identificar e classificar letras do alfabeto latino, funcionando até mesmo através de paredes e objetos.
Segundo o portal Olhar Digital, essa descoberta dos pesquisadores pode abrir caminho para o aprimoramento de imageamentos por radiofrequência no futuro.