compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
No geral, as proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra e a perda de peso. Algumas, entretanto, devem ser evitadas
Proteínas são fundamentais para ganhar músculos e emagrecer – foto Freepik
Um dos principais fatores para atingir o emagrecimento saudável é a ingestão de proteínas. O macronutriente promove saciedade, o que melhora a adesão ao plano alimentar.
Segundo a nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, as proteínas auxiliam também na construção de massa magra. “As melhores fontes de proteína são ovos, peito de frango, atum e leite”, afirma a especialista.
Os quatro alimentos possuem notável concentração de proteínas e combinam outros nutrientes fundamentais ao corpo.
No extremo oposto, estão alguns alimentos proteicos com outros ingredientes que provocam inflamação no corpo e atrapalham o metabolismo.
“Carnes defumadas têm alta concentração de sal e gordura, o que colabora para a retenção de líquidos e deixa a pessoa mais inchada”, completa Carla de Castro.
Confira alimentos que até são ricos em proteínas, mas podem arruinar a sua dieta:
1. Mortadela
Apesar de 100 gramas de mortadela conter 16 gramas de proteína, o alimento é composto de muitos produtos químicos inúteis ao organismo, e que serão convertidos em gordura. “É uma opção industrial: não ajuda a perder peso nem melhora a alimentação”, afirma Carla.
2. Linguiça
A qualidade da linguiça varia entre os fabricantes. No entanto, geralmente o alimento contém carne suína ou de frango, proteína de soja e aditivos químicos, que realçam o sabor. Os aditivos não fazem bem à saúde, pois alteram o paladar e nos fazem comer mais.
Cada 100 gramas de linguiça possui seis gramas de proteína. Por ser fabricada com uma parte gordurosa do boi ou do porco, o alimento deve ser evitado quando o objetivo é a perda de peso.
3. Carne à base de plantas
As carnes vegetais podem ser consideradas alimentos ultraprocessados. Durante o preparo realizado pela indústria alimentícia, elas perdem nutrientes e ganham conservantes.
4. Calabresa
A calabresa é semelhante à mortadela. Ela é feita de sobras de carnes de aves ou porcos. Por conter sal e vários aditivos químicos, também não é um alimento recomendado em planos de emagrecimento.
5. Salame
O salame é outro exemplo de carne ultraprocessada. O alimento é rico em gorduras e impede o emagrecimento saudável.
6. Barriga de porco
“Mais conhecida como pancetta, a barriga de porco é um corte extremamente gorduroso. Caso a pessoa tenha vontade de consumir carne suína, a opção menos prejudicial para o emagrecimento é a bisteca”, orienta Carla. Cada 100 gramas de bisteca possui 32 gramas de proteína.
*Informações Metrópoles