compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A vacina VPC15 foi desenvolvida pela MSD e combate 15 sorotipos da doença pneumocócica, que pode levar a pneumonia e meningite
A vacina que combate 15 sorotipos da doença pneumocócica, que pode levar a enfermidades como pneumonia e meningite, já está disponível em laboratórios e clínicas privadas do Brasil. O imunizante VPC15 (VaxNeuvance 15-valente) foi desenvolvido pela MSD.
Esquema vacinal
Para bebês de 2 a 15 meses, são recomendadas quatro doses da vacina, com dois meses de intervalo entre a primeira e terceira aplicação, além de uma dose de reforço.
Segundo orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), se houver atraso, o esquema dependerá da idade da criança no momento em que a primeira dose for aplicada.
Até seis meses, são três doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses; de 7 a 11 meses, duas doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses; de 1 a 2 anos, duas doses com intervalo de dois meses; acima de dois anos, dose única.
Crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que aumentam o risco para doença pneumocócica invasiva, sua forma grave, e ainda não estão vacinados devem tomar uma dose de VPC15, complementando o esquema com a pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).
Com mais de 60 anos
Já para o público com 60 anos ou mais, a VPC15 é indicada em esquema sequencial com a VPP23: uma dose de VPC15, uma dose de VPP23 com intervalo de 6 a 12 meses, e outra dose de VPP23 a partir de cinco anos após a anterior. As informações são da Folha de São Paulo.
As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso preferencial das vacinas VPC13 ou VPC15 sempre que possível. A primeira e a VPP23 são disponibilizadas nos Cries (Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais), para situações especiais, e nos serviços privados.
A VPC15 pode ser encontrada apenas na rede privada. Segundo a MSD, ainda não há negociações para pedido de incorporação do imunizante ao SUS.
No Brasil, os sorotipos 19A e 3 estão associados a quase 50% dos casos de doença pneumocócica invasiva em menores de cinco anos de idade.
A vacina: reações adversas e contraindicações
A VPC15 pode ser ministrada com outras vacinas pediátricas.
O imunizante apresenta algumas reações adversas leves e moderadas, como irritabilidade, febre acima de 38°C, sonolência, dor, edema, endurecimento e manchas vermelhas no local da injeção, além de diminuição do apetite.
Em adultos, pode ocorrer dor, manchas vermelhas e inchaço no local da injeção, fadiga, cefaleia, dor muscular ou nas articulações.
Contraindicada
Segundo o portal Olhar Digital, a vacina é contraindicada para crianças que apresentaram anafilaxia depois de usar algum componente dos imunizantes ou após dose anterior.
A doença pneumocócica é uma Infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), que pode causar várias doenças graves, como pneumonias, meningite e bacteremia (infecção generalizada do sangue), e mais brandas, como a otite.
Ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por meio de secreções e gotículas de saliva liberadas ao tossir, espirrar ou falar.