compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A última Superlua do ano ocorre após uma sucessão de outros dois fenômenos semelhantes no céu de agosto e mais dois em julho.
A noite desta sexta-feira (29) vai proporcionar a seus espectadores terrestres mais um belo cenário.
Trata-se da última Superlua do ano – a próxima ocorrerá apenas em agosto de 2024. Nesse fenômeno, nosso satélite natural parecerá maior e mais brilhante que nos dias comuns, deixando o céu com contornos mais encantadores.
O evento será ainda mais especial porque trata-se da Lua cheia mais próxima do equinócio de primavera, que ocorreu no último dia 23.
Chamada de Lua da Colheita, ela surgirá no céu por volta das 18h30 e deve permanecer visível até às 6h33 deste sábado (30).
Já estava grande na quinta-feira
Quem observou o céu já nesta quinta-feira (28) pode ter percebido que a Lua parecia diferente. Isso porque ela atingiu seu perigeu, ou seja, seu ponto mais próximo da Terra.
Nesta sexta, ela estará a 361,5 mil quilômetros do nosso planeta. No fim de semana, ficará 22,5 mil quilômetros mais perto da Terra que o normal.
A última Superlua do ano ocorre após uma sucessão de outros dois fenômenos semelhantes no céu de agosto e mais dois em julho.
Segundo o portal Pleno News, esse evento ocorre quando a Lua chega mais próximo da Terra – perigeu – e entra na fase cheia no mesmo dia. Nessas ocasiões, ela parece 14% maior e 30% mais brilhante aos nossos olhos, podendo até mesmo variar de tonalidade.