É calor: a técnica ancestral que substitui o ar-condicionado nas casas chinesas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de setembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As principais funções dos milenares pátios internos são permitir a entrada da luz, melhorar a ventilação e coletar água da chuva.

Imagem do interior do Wuyuan Skywells hotel (Foto: Reprodução/Wuyuan Skywells)

Ru Ling adora passar o tempo nos pátios internos das antigas casas chinesas. Para ela, estes locais são perfeitos para dias quentes e úmidos. “Eles são arejados, frescos e oferecem sombra”, afirma Ru, que tem 40 anos de idade.

Entre 2014 e 2021, Ru morou em uma centenária casa de madeira na aldeia de Guanlu (província de Anhui, no leste da China). Ela se mudou para lá para mudar de vida, depois de morar e trabalhar por muitos anos em edifícios com ar-condicionado.

“A sensação de frescor natural da minha casa no verão era muito refrescante e difícil de encontrar no mundo moderno”, ela conta. “Também oferecia à casa uma vibração zen e tranquilizadora.”

Ru afirma que o pátio interno da casa ajudava a criar este efeito refrescante. E ela não é a única a enumerar os benefícios dos pátios domésticos no clima quente.

Até 4 graus a menos

Estudos demonstraram que as temperaturas no interior dos pátios de algumas casas do sul da China são significativamente menores do que no lado externo, em até 4,3 °C.

Atualmente, com a China em rápida urbanização, cada vez menos pessoas moram em construções com pátios internos. Apartamentos com ar-condicionado em edifícios de diversos andares e blocos de apartamentos são as principais formas de moradia.

Mas o renascimento do interesse pela arquitetura tradicional chinesa está fazendo com que alguns edifícios históricos com pátios internos sejam restaurados para os tempos atuais.

E, com o incentivo do governo às inovações de baixo carbono no setor da construção civil, já existem arquitetos buscando inspiração nos pátios e em outras características da arquitetura tradicional chinesa para ajudar as resfriar as novas construções.

Poço para o céu

Os pátios internos foram idealizados para resfriar as construções em uma era muito anterior à invenção do ar-condicionado.

Quando o vento sopra sobre o pátio de uma casa, ele pode entrar no espaço interno através da abertura. Como o ar externo, muitas vezes, é mais fresco que o interno, a brisa desce pelas paredes até os andares mais baixos, criando fluxos de ar pela substituição do ar interno, mais quente, que se eleva e sai através da abertura.

Como espaço de transição entre o ambiente interno e o externo, o pátio age como eficiente protetor térmico para resguardar os moradores contra o ar quente do exterior. Mas a maior parte do efeito de resfriamento do pátio interno, na verdade, ocorre quando há massas de água no recinto.

Segundo publicação do portal G1, ao evaporar, a água resfria o ar quente. Este processo é conhecido como resfriamento evaporativo e é claramente observado nos pátios internos.


+ Tempo