compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Em experimento conduzido por cientistas dos Estados Unidos, ingrediente reduziu 99% dos principais voláteis do alho cru que produzem odores desagradáveis
A solução contra o hálito de alho pode estar na sua geladeira – foto Freepik
Você já sofreu de mau hálito após comer alho? Um novo estudo publicado na revista Molecules sugere uma alternativa para escapar desse problema – e ela pode estar na sua geladeira.
Os pesquisadores Manpreet Kaur e Sheryl Barringer, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que a solução pode estar no iogurte natural.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após realizarem testes de laboratório com alho cru e frito, submetendo os alimentos a vários tratamentos e medições.
Primeiro, os dentes de alho foram descascados manualmente e, em seguida, cortados com uma faca em fatias de aproximadamente 1 mm de espessura.
Então, os pesquisadores colocaram quantidades iguais de alho cru em garrafas de vidro e confirmaram que um conjunto de voláteis à base de enxofre foi liberado em concentrações que poderiam ser detectadas pelo nariz humano.
O alho fatiado foi mantido por 30 minutos em temperatura ambiente antes de alguns dentes fatiados serem fritos a 125ºC com óleo de canola.
Em seguida, o óleo foi removido com lenços de papel e o alimento foi resfriado à temperatura ambiente por 15 minutos.
Com isso, os pesquisadores perceberam que o processo de fritar havia reduzido quase todos os compostos voláteis de enxofre, que são associados ao mau cheiro.
Depois, os cientistas trataram o alho cru e frito com iogurte ou com compostos isolados do laticínio (água, gordura e proteína).
A equipe então usou espectrometria de massa para medir os níveis de moléculas voláteis na forma gasosa presentes antes e depois de cada tratamento.
Os resultados mostraram que o iogurte sozinho reduziu 99% dos principais voláteis do alho cru que produzem odores.
O alho cru, aliás, foi mais desodorizado do que o alho frito em todos os tratamentos. A versão frita do alimento, segundo os cientistas, provavelmente tinha menos voláteis para capturar do que nos dentes crus da planta.
Ao testarem a capacidade dos componentes isolados do iogurte de desodorizar o alho (seja frito ou cru), os cientistas notaram que estes também haviam tirado o cheiro ruim; mas a gordura e a proteína tiveram melhor desempenho do que a água.
“Fiquei mais entusiasmada com a eficácia da proteína, porque o conselho para o consumidor comer alimentos ricos em gordura não vai ser bem aceito”, disse a autora sênior do estudo, Sheryl Barringer, professora de ciência e tecnologia de alimentos na Universidade Estadual de Ohio, no comunicado sobre o estudo.
A capacidade que a proteína do iogurte tem de reduzir o cheiro do alho sugere que alimentos altamente proteicos poderão um dia ser formulados especificamente para combater o hálito do alho, segundo os cientistas.
“O alto teor de proteína é algo que tem despertado bastante interesse no momento – geralmente, as pessoas querem comer mais proteína”, observa Barringer.
As proteínas estudadas incluíam diferentes formas de soro de leite, caseína e proteínas do leite. Todas essas foram eficazes na desodorização do alho – provavelmente devido à sua capacidade de reter as moléculas voláteis antes de serem emitidas para o ar.
Nos experimentos, os cientistas também mudaram o pH do iogurte para torná-lo menos ácido (do pH 4,4 para 7) e notaram uma redução da capacidade do alimento de desodorizar o alho. A mudança de pH da água, por outro lado, não fez diferença no efeito de desodorização.
“Conforme você altera o pH, você altera a configuração das proteínas e sua capacidade de ligação”, explica Barringer. “Dito isso, definitivamente deveríamos olhar para essas proteínas.”
A professora prevê que o iogurte grego, que é mais rico em proteínas do que o iogurte natural, possa ser ainda mais eficaz na remoção do mau hálito de alho.
Já iogurtes com sabor de frutas provavelmente também funcionarão, mas seu consumo deve ser imediato após a ingestão do alho.
Anteriormente, Barringer havia identificado outros alimentos que podem combater este tipo de mau hálito – entre eles, a maçã, leite, hortelã e alface.
“Com as maçãs, sempre dissemos para comê-las imediatamente”, disse ela. “Presume-se que o mesmo aconteça com o iogurte – coma o alho e tome o iogurte imediatamente depois”.
*Informações Galileu