Por que você tem de tirar o notebook da mala durante a fiscalização do aeroporto?

  • Nene Sanches
  • Publicado em 9 de setembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A segurança dos aeroportos mudou drasticamente após os ataques terroristas nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001.

Qualquer pessoa que tenha viajado de avião nos últimos 10 anos sabe como os aeroportos podem ser estressantes.

Você não saiu de casa tão cedo quanto deveria. Na pressa para chegar ao portão de embarque, a triagem da segurança parece retardar tudo. E para piorar a situação, você se depara com um pedido meticuloso: “Notebooks fora das malas, por favor”.

Mas o que seu notebook tem a ver com segurança?

O dia que marcou o início das mudanças

A segurança dos aeroportos mudou drasticamente após os ataques terroristas nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Antes do ataque, você podia passar pela segurança com uma mala de mão cheia de tudo que precisaria para suas férias, incluindo uma faca com um cabo de quatro pontas.

Na verdade, foi assim que os terroristas do 11 de Setembro trouxeram as suas armas a bordo.

Depois do 11 de Setembro, os processos de triagem em todo o mundo mudaram muito rapidamente. Nos EUA, os prestadores de serviços de segurança privada que recebiam um salário mínimo foram trocados por um programa federalizado com pessoal de segurança altamente treinado.

Qualquer coisa que pudesse ser considerada uma arma foi confiscada.

Em todo o mundo, os viajantes foram subitamente obrigados a tirar os sapatos, cintos e agasalhos, e a retirar os seus telefones, computadores portáteis, líquidos e qualquer outra coisa que pudesse ser usada como parte de um dispositivo explosivo improvisado.

Isso durou vários anos. Eventualmente, métodos de triagem mais avançados foram desenvolvidos para identificar com eficácia certas ameaças. Hoje, alguns países não exigem que você tire os sapatos ao passar pela segurança.

Então, por que você ainda deve retirar seu notebook?

A trajetória dos scanners de aeroporto

A máquina pela qual suas malas e dispositivos passam é uma máquina de raios-x.

A principal razão pela qual você precisa remover o notebook da bolsa é porque a bateria e outros componentes mecânicos são muito densos para que os raios-x penetrem com eficácia – especialmente se o sistema de digitalização for antigo. O mesmo vale para cabos de alimentação e outros dispositivos, como tablets e câmeras.

Com esses itens em sua bolsa, os agentes de segurança não podem usar a imagem exibida para determinar se há risco. Eles terão que sinalizar a mala para uma revista física, o que atrasa tudo. É mais fácil se todos os dispositivos forem removidos em primeiro lugar.

Digitalização 3D

Um notebook dentro de uma bolsa também pode proteger outros itens que podem ser perigosos. A digitalização separadamente revela seus componentes internos na tela. Em alguns casos, você pode ser solicitado a ligá-lo para provar que é um computador realmente funcional.

Com a mais recente tecnologia de digitalização multivisualização, os agentes de segurança podem ver a mala de vários ângulos para discernir se algo está sendo encoberto ou feito para parecer outra coisa.

Por exemplo, as pessoas tentaram misturar peças de armas com outros componentes, num esforço para passar na triagem de bagagem despachada.

Alguns aeroportos atualizaram a digitalização 3D que permite aos viajantes passarem suas malas pela segurança sem precisar remover seus notebooks. Se você não for solicitado a retirar seu notebook, provavelmente é porque um desses sistemas mais caros está sendo usado.

Tecnologia

No entanto, ampliar a tecnologia não eliminará o atraso causado pelas verificações nos aeroportos. Em última análise, a razão pela qual estes são um grande ponto de estrangulamento é a velocidade com que a equipe examina as imagens (que determina a velocidade da correia transportadora).

Segundo a CNN Brasil, a menos que encontremos uma maneira de automatizar todo o processo e executá-lo com o mínimo de supervisão humana, podemos esperar atrasos.


+ Viagem