compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A constipação, ou prisão de ventre, é uma sensação de dificuldade em esvaziar completamente ou regularmente os intestinos
Em geral, considera-se que alguém está lidando com essa condição quando os movimentos intestinais ocorrem menos de três vezes por semana.
A constipação, ou prisão de ventre, é uma sensação de dificuldade em esvaziar completamente ou regularmente os intestinos e é um problema comum que afeta a maioria das pessoas em algum momento.
Essa condição, que é caracterizada pela dificuldade persistente em evacuar, tem várias causas possíveis. No entanto, de acordo com especialistas, o estilo de vida e a dieta podem ser os principais fatores contribuintes.
Hábitos não saudáveis
O consumo excessivo de alimentos não saudáveis, o hábito de fumar, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos processados podem ter um impacto direto no funcionamento do sistema digestivo.
Existem várias opções populares de remédios para tratar a prisão de ventre, além de chás que auxiliam no alívio da constipação. Além disso, incluir alimentos ricos em fibras na dieta pode ser benéfico para tratar essa condição.
Quais são os sintomas de prisão de ventre?
Perda de apetite, fezes irregulares e/ou com consistência seca e endurecida, sensação de incapacidade de esvaziar complemente os intestinos, câimbras, dor de estômago e inchaço.
Que frutas ajudam a liberar o intestino preso?
Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Ambos são essenciais para um digestão saudável.
A fibra solúvel ajuda as fezes a terem mais água, tornando-as maiores e mais macias, facilitando seu trânsito pelo sistema intestinal.
A fibra insolúvel, por sua vez, contribui para adicionar um pouco de volume às fezes, diminuindo o tempo de trânsito pelo intestino.
Kiwi
O kiwi é uma fruta altamente rica em vitamina C. Consumir apenas um kiwi por dia é suficiente para atender à sua necessidade diária desse nutriente. Além da vitamina C, o kiwi também contém outros antioxidantes, como carotenoides, compostos fenólicos e vitamina E, e é uma boa fonte de fibras saudáveis.
Maçã
Incluir uma maça na sua dieta diária pode trazer diversos benefícios para a saúde, incluindo uma melhora na função intestinal. As maças também são ricas em antioxidantes, como catequinas, quercetinas, ácido clorogênico e clorizina.
Laranja
Se você está enfrentando constipação, fazer suco com as laranjas não é uma boa ideia, pois você precisa das fibras que obtém ao consumi-las inteiras. Além disso, essas frutas contém um flavonoide chamado naringenina. Estudos recentes em camundongos mostraram que essa substância atua como laxante natural.
Goiaba
Cada 100 gramas da goiaba oferece cera de 5,4 gramas de fibra (22% do valor diário recomendado) e contém 228 mg de vitamina C. Isso representa mais que o triplo do valor diário recomendado. Além disso, a vitamina C é um antioxidante vital, o que contribui para um organismo mais saudável.
Abacate
O abacate é diferente da maioria das frutas, pois é rico em gorduras saudáveis e possui baixo teor de carboidratos. Isso torna o abacate uma excelente opção para aqueles que não gostam de alimentos muito doces ou estão seguindo uma dieta com alto teor de gorduras.
Pera
As peras são ótimas para tratar a constipação, já que é uma fruta de tamanho médio, com cerca de 180 gramas e fornece 5,5 gramas de fibra (22% do valor diário recomendado).
Banana
Uma banana grande, com cerca de 140 gramas, contém 3,5 gramas de fibra (14% do valor diário recomendado).
Além disso, ela também é considerada uma das melhores frutas para prisão de ventre devido aos seus antioxidantes, que incluem luteína, betacaroteno, vitamina C e selênio.
Se suas bananas começarem a ficar manchadas ou marrons, não as jogue fora, já que quanto mais maduras eles são, mais atividade antioxidante elas têm.
(Com informações dos portais e JC e Mundo Boa Forma)