Durante uma Superlua, a Lua pode parecer até 14% maior e até 30% mais brilhante do que quando está no apogeu.
O fenômeno conhecido como Superlua azul é o nome designado a segunda Superlua que ocorre em um mês, fato que teremos agora em Agosto.
A primeira Superlua do mês ocorreu no dia 01 e a segunda ocorrerá na noite do último dia, 31. Nesta noite será a maior e mais brilhante Lua do ano.
É importante notar, contudo, que a superfície da Lua não mudará de cor em momento algum: ela continuará com seu brilho típico amarelo esbranquiçado.
Maior e mais brilhante
Durante uma Superlua, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu. Essa diferença aparente é surpreendente e cria uma oportunidade incrível para observar a Lua com uma perspectiva inteiramente nova.
Embora não sejam necessários equipamentos sofisticados para apreciar sua beleza, detalhes da superfície lunar, como suas crateras, montanhas e vales, podem ser vistos com pares simples de binóculos ou com um telescópio amador.
A Superlua não é apenas um espetáculo visual, mas também tem implicações gravitacionais sutis na Terra.
Anote e não esqueça
Como as marés oceânicas são influenciadas pela atração gravitacional da Lua, durante uma Superlua as marés podem ser um pouco mais elevadas do que o normal.
Essas pequenas variações nas marés podem ter impactos ambientais e econômicos em regiões costeiras.
Marque no seu calendário e não esqueça: a próxima Superlua Azul será no dia 31 de Agosto e poderá ser vista logo após o anoitecer. Prepare-se para ser encantado por esse espetáculo fantástico!