compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Termômetros devem marcar acima dos 35ºC até sábado (26) e bater recorde histórico para o inverno. Umidade do ar cai para nível de estado de atenção
Massa de ar seco faz com que temperatura em Franca e região fiquem até 10ºC acima do esperado para a época – foto Arquivo
Uma onda de calor em pleno inverno, causada por uma grande massa de ar quente e seco, deve atingir boa parte do país até sábado (26), incluindo cidades da região de Franca e Ribeirão Preto.
Segundo os meteorologistas, as temperaturas podem ficar 10ºC acima da média projetada para o período e chegar a níveis recordes históricos para a estação.
Nessa época do ano, os maiores registros chegam à faixa dos 27ºC, mas há previsão de que eles ultrapassem os 35ºC nos próximos dias.
Máximas e mínimas mais altas
A onda de calor já pode ser sentida nesta terça-feira (22) em cidades da região, sobretudo no registro das temperaturas máximas. A previsão é de que o período mais quente do dia seja entre 14h e 16h.
Franca: 15ºC a 31ºC
Igarapava: 18ºC a 35ºC
Guatapará: 16ºC a 35ºC
Cássia dos Coqueiros: 11ºC a 31ºC
Ribeirão Preto: 16ºC a 34ºC
Barretos: 18ºC a 35ºC
Nos próximos dias, a expectativa é de que, além das máximas, as mínimas também fiquem mais elevadas, chegando a 23ºC em Barretos.
Umidade baixa
Além de elevar as temperaturas, a massa de ar impede a formação de nuvens de chuva e deixa o clima mais seco nos próximos dias.
Com isso, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, em estado de atenção, bem menor do que os 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quando as temperaturas caem?
A previsão é de que a onda de calor, apontada desde segunda-feira (21), se estenda até sábado (26), a partir de quando as temperaturas devem cair.
Em Rifaina (SP), por exemplo, a temperatura pode chegar a 38ºC na quarta-feira (23), mas até sábado volta a 30ºC e, no domingo (27), vai a 28ºC.
*Informações G1