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Reclamações do evento chegam a 3,5 mil e sobem 17% comparadas a 2016 – propaganda enganosa lidera queixas
A Black Friday teve sua quinta edição no Brasil no último dia 24 de novembro de 2017. Mas parece que a cada ano, o evento que oferece descontos de até 70% em alguns produtos nos EUA, qui no Brasil tem decepcionado a cada ano. Foi registrado o aumento das vendas, mas o consumidor perdeu o encanto: sem os descontos surpreendentes que permitiriam comprar produtos cobiçados, a data apresentou baixas modestas, longe do sonho americano que a inspirou. Mas já sem grandes expectativas, o consumidor voltou a comprar após dois anos do auge da crise, aproveitando para realizar compras planejadas e antecipar os presentes de Natal – só resta saber se os presentes chegarão a tempo da ceia, já que alguns produtos têm o prazo de mais de 20 dias úteis para entrega.
Ao longo das 24 horas das promoções, os consumidores relataram aos canais do Reclame Aqui nada mais do que boas campanhas de ofertas com descontos de saldão de fim de ano. Apenas isso. Onde foram parar os descontos de mais de 50%? Foi o que a grande maioria se perguntou, decepcionada após a espera ansiosa pela data.
Não à toa, a propaganda enganosa caiu bem como o principal motivo de queixa no Reclame Aqui, que fechou a Black Friday 2017 com 3.503 reclamações, 17,1% a mais do que a edição passada do evento, quando foram registradas 2,9 mil queixas. Desde 2014, quando foi batido o recorde de ocorrências (12 mil), o volume apresentou queda até 2016. O balanço final acompanhou as reclamações desde as 18h de quinta-feira, dia 23, até a meia-noite de sexta para sábado, 25.
Lojas mais reclamadas
Entre as lojas que tiveram mais queixas, a Magazine Luiza – Loja Online liderou praticamente todo o tempo, encerrando a data com 263 reclamações. Atrás dela, ficou a Americanas.com – Loja Online, com 245 queixas. Na terceira posição, a Kabum! ficou com 173 ocorrências.
Propaganda enganosa
Já quando o assunto é motivos das reclamações, os consumidores se queixaram de propaganda enganosa em 13,5% dos casos durante a Black Friday. Outros 9,6% relataram problemas na finalização da compra, enquanto que 8,8% reclamaram de divergência de valores.
Os produtos que mais tiveram reclamações foram smartphones, TV’s, perfumes, tênis e notebooks.