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Plataforma de operadoras e Anatel podem ser usadas para verificar se há linha pré-paga ativa sem autorização do usuário.
Usuários podem se prevenir de golpes ao consultar se os seus CPFs estão vinculados a linhas de celular de terceiros, sem o seu conhecimento.
Esse cadastro, não autorizado pelos clientes, tem sido um dos artifícios usados por golpistas sobretudo em linhas pré-pagas, cuja abertura é feita somente com um breve cadastro e aquisição de um chip.
Como uma das medidas para impedir esse tipo de ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e algumas das principais operadoras do Brasil mantêm uma base de dados online em que cidadãos podem verificar se seu CPF está ativo em alguma operadora, sem autorização.
O Projeto Cadastro Pré-Pago, que existe desde 2020, disponibiliza um site em que clientes podem checar em quais operadoras há uma linha ativa com determinado CPF.
As operadoras participantes são Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, com apoio da Anatel.
Como verificar se CPF está vinculado a uma linha de celular
Acesse o site do programa Cadastro Pré-Pago: https://cadastropre.com.br/
Digite seu CPF e clique em “Consultar”;
Prossiga com as etapas de confirmação;
Se houver um CPF com linha ativa, a ocorrência será informada na tela;
Os dados são atualizados a cada 30 dias e novas verificações são recomendadas pelas operadoras;
Somente linhas pré-pagas aparecem na plataforma. Linhas pós-pagas não estão inclusas.
Linha deve ser cancelada
De acordo com o Metrópoles, se um cliente constatar que o seu CPF está sendo usado em uma operadora sem o seu conhecimento, pode entrar em contato com a operadora para cancelamento da linha
Segundo a Anatel, o pedido de cancelamento do consumidor deve ser atendido em até 24 horas e em até 48 horas, caso o atendimento seja feito em um portal automático ou sem intervenção humana.