compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O mofo é um fungo que fica no ar e, quando encontra condições ideais para crescer, forma colônias e aquela mancha característica que conhecemos bem
Mofo é um fundo perigoso para quem tem doenças respiratórias – foto Freepik
O mofo é um fungo que fica no ar e à princípio, não é visível ao olho humano – mas, quando encontra condições ideais para crescer, forma colônias e aquela mancha característica que conhecemos bem.
Um dos lugares que ele pode aparecer é nas paredes do quarto – representando um perigo para pessoas com doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, pois pode agravá-las.
Como evitar que isso aconteça ou removê-lo o mais rápido possível? João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da Maria Brasileira, maior franquia de limpeza residencial da América Latina, dá dicas para identificar o mofo, limpar a parede do quarto e evitar que ele reapareça.
O que causa mofo e como identificar
Ele conta como o mofo é formado. “Esse fungo se alimenta da umidade, e as micropartículas que ficam suspensas no ar devido à umidade acabam contribuindo para formar esse mofo”.
“É característico de lugares com pouca ventilação e circulação de ar, pois isso acaba contribuindo para que a matéria orgânica se multiplique e domine não só paredes, como roupas e móveis de madeira também”.
O profissional diz que é fácil perceber quando há mofo no quarto. “A parede começa a ter uma tonalidade mais escura, com pontos que se diferenciam muito da coloração. Esses pontos podem começar nos cantos ou até mesmo indo pro centro”.
Como combater o mofo
Fidelis explica como limpar o mofo das paredes do quarto. “O mofo não está apenas na superfície, que conseguimos enxergar, ele está por dentro também. A recomendação é de, em locais com maior probabilidade de formação de mofo, a limpeza seja feita todo mês. Já em locais que aparecem menos mofo, a cada 90 dias é o ideal”.
Receita caseira para acabar com mofo
O profissional da Maria Brasileira ensina a acabar com o mofo nas paredes do quarto. “A limpeza superficial pode ser feita com 200 ml de vinagre de álcool e 2 colheres rasas de bicarbonato de sódio. Para uma limpeza mais profunda e que ajude a retardar o reaparecimento, é melhor fazer com 50 ml de água sanitária para 20 ml de água. Misture, coloque no borrifador e esfregue a parede”.
Ele lembra que isso pode afetar a pintura. “A maioria das tintas de parede são à base d’água, por isso qualquer mistura que leve água ou produto químico tem grande chance de tirar a tinta. É importante ficar ciente deste risco”.
Como evitar mofo
“O ideal é manter o ambiente ventilado. Com a umidade relativa do ar baixa, a probabilidade de formação do mofo diminui. Quando isso não é possível, o ideal é usar sachês que absorvem a umidade do ar, vendidos em supermercados. Eles costumam dar ótimos resultados”, aconselha Fidelis.
*Informações Casa Vogue