Jovem de 21 anos vende 2 mil moletons em apenas 15 minutos. Conheça sua estratégia

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 29 de julho de 2023 às 08:00
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A empresa da empreendedora Luana Amy faturou R$ 3,5 milhões em 2022 e pretende chegar a R$ 5 milhões neste ano

Aos 21 anos, Luana Amy, fundadora da LA’s Clothing, comemora ter criado uma comunidade de clientes fieis de sua marca que esperam ansiosas pelas novas roupas que ela oferece.

O último lançamento foi uma coleção de moletons, em junho deste ano. O lote de 2 mil peças esgotou em 15 minutos no e-commerce, que faturou R$ 3,5 milhões em 2022.

A empreendedoraque mora em Mogi das Cruzes, em São Paulo, conta que a estratégia foi criar uma antecipação dentro da comunidade, expondo todo o processo de criação e produção.

“As clientes já ficam animadas antes do lançamento porque sabem até como foi a escolha do tecido”, afirma. “Elas se sentem parte da marca.”

No final de junho, a empresa lançou uma reposição das peças de sucesso, dessa vez com estoque 30% maior. Resultado: esgotaram novamente em 15 minutos.

“Muitas pessoas até falam que essa escassez é uma estratégia proposital, mas não é bem assim. Nós realmente aumentamos a produção na reposição, mas também não queremos saturar os produtos”, afirma.

Ela entende que alguns clientes fiquem chateados ao não conseguir comprar os itens no lançamento. “Mas tenho certeza que, no fundo, eles sabem que nós fazemos de tudo pra entregar a melhor experiência pra todos os consumidores. Já chegamos a triplicar a produção”, diz Amy.

Uma segunda leva de reposição foi colocada no site no dia 24 de julho e ainda está disponível. Ela não revela quantas peças foram fabricadas.

Apesar do sucesso do empreendimento, criar uma marca de roupa não era a opção de carreira de Amy — que considerava fazer faculdade de Medicina. Enquanto estava no último ano do ensino médio, em 2018, a jovem se dedicava a criar e vender filtros do Instagram. Também costumava desenhar em seu tempo livre.

A empreendedora diz que contratou influenciadoras digitais para divulgar a marca. “Na primeira postagem, já consegui 10 pedidos. Para mim, isso já era muito”, afirma. “Entendi que, assim como eu tinha o desejo de consumir o que as blogueiras postavam, outras pessoas teriam também.”

Segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a empreendedora também costumava repostar suas clientes com os produtos e pedia sugestões sobre os próximos lançamentos. “Com isso, criou-se uma comunidade de consumidoras da marca”, diz. Amy conta ter descoberto que suas consumidoras são mulheres que também praticam atividades físicas. Por isso, se prepara para lançar até o fim deste ano uma coleção fitness.

A expectativa é fechar o ano com faturamento de R$ 5 milhões.


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