compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O que os especialistas em educação recomendam para os estudantes que desejam arrasar no Enem 2023? Veja as dicas mais importantes
Redação no Enem 2023 – como se dar bem nela? Atualmente, esta é a principal dúvida de milhões de estudantes brasileiros!
Afinal de contas, a Redação é sempre uma das partes mais temidas do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste ano, o Enem será realizado em novembro. Em outras palavras, os alunos ainda têm alguns meses para se preparar para a prova! Nesse sentido, quais são as melhores dicas para arrasar na redação?
Como se destacar na redação
Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro (em todas as regiões do país).
No primeiro dia da avaliação, os estudantes terão provas de Ciências Humanas (com 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (com 45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) – além da Redação.
Já no segundo dia, os alunos farão provas de Ciências da Natureza (com 45 questões de biologia, química e física) e Matemática (com 45 questões aritméticas).
Neste ano, de acordo com uma nota oficial do Ministério da Educação, compartilhada pelo site do Governo Federal, 3,9 milhões de pessoas devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio.
Com a nota do Enem, os estudantes podem garantir acesso aos principais programas de incentivo à educação do Governo Federal – como o Fundo de Financiamento da Educação Superior (Fies), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSu).
Atenção! Os participantes do Enem que zeram a redação perdem o direito de participar dos programas educacionais que citamos acima.
Confira as dicas mais importantes para arrasar na matéria
Nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio, cada competência analisada pelos corretores vale 200 pontos. Portanto, somente os estudantes que tiram a nota máxima em todos os critérios garantem a tão sonhada “nota mil” no texto.
Nesse sentido, o que os avaliadores analisam nas redações do Enem? Veja a lista completa de competências:
Domínio formal da língua portuguesa:
Os corretores avaliam se a redação respeita as regras de acentuação, ortografia, hífen, letras maiúsculas e minúsculas, separação silábica, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase;
Compreensão do tema
Nessa competência, os avaliadores consideram as habilidades de leitura e de escrita do aluno. A partir do tema, os estudantes devem organizar o texto com argumentação consistente, repertório sociocultural e domínio do estilo dissertativo;
Coerência
Na redação, os candidatos devem elaborar textos que apresentem, de maneira clara e definida, uma ideia a ser defendida e seus argumentos de justificação, de acordo com o tema original;
Conhecimento dos mecanismos linguísticos
Essa competência serve para avaliar, primordialmente, a estruturação lógica e formal das partes da redação. Em outras palavras, analisa a organização textual da redação e a maneira como as frases e os parágrafos interagem entre si;
Proposta de solução
Ao final do texto, os estudantes devem indicar uma “solução” para o problema apresentado, respeitando, é claro, os direitos humanos.
Segundo o portal Pronatec, as redações do Exame Nacional do Ensino Médio que não respeitam os direitos humanos são zeradas pelos corretores. Por isso, é muito importante tomar um cuidado especial com essa competência.