compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Foram recebidas 167 amostras de 17 países, e o Brasil se destacou como o único premiado das Américas, competindo ao lado do Chile
Quatro espumantes brasileiros foram premiados no prestigioso concurso internacional Muscats du Monde (Moscatéis do Mundo), realizado na França.
O Moscatel Espumante Rosé Wave e o Ponto Nero Cult Moscato Brut foram condecorados com medalhas de ouro, enquanto o Casa Valduga Premium e o Saint Germain, da Aurora, receberam medalhas de prata.
O Muscats du Monde é um concurso especializado em espumantes do tipo moscatel. Ele visa trazer jurados de diferentes partes do mundo para garantir imparcialidade e justiça na avaliação dos produtos.
Destaque brasileiro
Nesta edição foram recebidas 167 amostras de 17 países, e o Brasil se destacou como o único premiado das Américas, competindo ao lado do Chile.
O vencedor na categoria vinho moscatel foi o Moscatel de Setúbal Do, de Portugal, produzido pela renomada fabricante Venâncio da Costa Lima. Além disso, espumantes da Austrália, França, Espanha e Itália também conquistaram posições de destaque no concurso.
Os 4 espumantes brasileiros premiados no concurso na França
Os espumantes brasileiros premiados têm preços variando entre R$ 25 e R$ 84.
Moscatel Espumante Rosé Wave
Este espumante, premiado com medalha de ouro, é produzido pela cooperativa Nova Aliança, localizada em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Elaborado pelo método ASTI, e utilizando as variedades de uvas Moscato Giallo, Moscato Alexandria e Moscato Hamburgo, o vinho apresenta uma atraente coloração rosé cereja e borbulhas cativantes.
Seus aromas florais e frutados destacam um final adocicado, leve e refrescante. É uma excelente opção para desfrutar entre amigos, harmonizando perfeitamente com torresmo, dadinho de tapioca e geleias agridoces.
Ponto Nero Cult Moscato Brut
Também laureado com medalha de ouro, este espumante é produzido pela Ponto Nero, empresa que vem se destacando na produção de espumantes há mais de uma década em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Com coloração amarelo palha e reflexos esverdeados, apresenta uma perlage delicada e generosa.
O caráter frutado do vinho traz notas de frutas cítricas como lima, frutas tropicais como abacaxi e melão, além de nuances de flor de laranjeira e delicada presença de manga. Em boca, revela um equilíbrio perfeito entre os aromas frutados e a acidez, proporcionando uma experiência refrescante e elegante, com uma espuma cremosa e um final de boca amanteigado.
Casa Valduga Premium Moscatel
Recebedor de uma medalha de prata, este espumante é elaborado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, pela vinícola Casa Valduga, uma tradicional empresa familiar de origem italiana. Produzido pelo método Asti, o vinho é feito a partir das uvas Moscato Alexandria e Moscato Giallo. Sua perlage fina e constante encanta o paladar, enquanto sua leveza e elegância revelam uma perfeita harmonia entre acidez e dulçor.
Ao olfato, revela um intenso aroma frutado, com destaque para notas de frutas brancas e cítricas mescladas a delicadas nuances florais. É uma excelente opção para harmonizar com sobremesas à base de frutas, tortas e bolos.
Saint Germain – Moscatel Espumante Branco
Outro ganhador da medalha de prata, este espumante é um dos produtos da Cooperativa Vinícola Aurora, localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Apresentando uma coloração amarelada clara com reflexos esverdeados e perlage fina e constante, o Saint Germain é um espumante jovem e refrescante, que oferece excelente custo-benefício.
O aroma delicado do vinho traz notas florais e de mel, acompanhadas por toques adocicados das variedades de uvas. Em boca, revela uma entrada doce e delicada, com um retrogosto extremamente refrescante.
Segundo o portal Rotas de Viagens, o Saint Germain é uma ótima escolha para harmonizar com sobremesas como fondue de chocolate, mil folhas, tortas de frutas ou simplesmente para apreciá-lo como aperitivo.