Quer trabalhar em Dubai? Veja custa e quem pode se inscrever no programa de talentos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de julho de 2023 às 10:00
  • Modificado em 20 de julho de 2023 às 10:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dubai Airport Free Zone lançou o passe para atrair freelancers nos setores de mídia, arte, cultura, tecnologia e educação

Dubai oferece uma licença freelance chamada passe de talento como parte de seu esforço para atrair e reter talentos globais .

O esquema é administrado pela Zona Franca do Aeroporto de Dubai (DAFZ) e visa setores como artes, mídia, tecnologia, marketing, cultura, educação e consultoria.

O passe foi lançado em janeiro de 2022 em linha com a meta do emirado de aumentar sua força de trabalho freelancer .

Freelancers com o passe de talento podem obter um visto de residência de três anos e alugar escritórios comerciais no DAFZ.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o passe de talento.

O que é o passe de talento?

O passe de talento é uma licença freelance oferecida pela DAFZ e é voltada para trabalhadores autônomos, especialmente em setores criativos.

Esta iniciativa impulsionará ainda mais o ambiente de negócios da zona franca e fortalecerá a posição de Dubai como um destino global para inovadores e talentos, disse um comunicado da DAFZ.

“Quando a pandemia de Covid-19 estourou em 2020, houve o surgimento da economia gig . A licença freelance do passe de talento ajuda a tornar esse serviço mais legítimo”, disse Abdulaziz Al Hammadi, vice-presidente sênior de marketing e crescimento de negócios da DAFZ.

Quais são os benefícios do passe de talento?

O passe de talento oferece aos freelancers um visto de residência de três anos e uma licença.

“A Cultura de Dubai e a Direção Geral de Residência e Assuntos Estrangeiros também oferecerão um visto de ouro para portadores de passes de talento elegíveis validados pelo DAFZ”, disse Al Hammadi.

A emissão de um visto gold é um processo definido entre a Dubai Culture e o GDRFA, dependendo do envio de perfil e recomendação.”

Os detentores de passe de talento não são obrigados a alugar escritórios na zona franca e podem operar seus negócios de qualquer lugar. No entanto, os titulares de licenças têm a opção de operar uma mesa dedicada e aproveitar outras instalações de negócios que a zona franca oferece, como salas de reunião, disse ele.

Como se candidatar ao passe de talento?

As inscrições para o passe de talento devem ser feitas no site https://www.dafz.ae/en/talent-pass/

Quanto custa um passe de talento?

O passe de talento custa Dh 9.500 (US$ 2.586) e é renovável anualmente, disse Al Hammadi. No entanto, a taxa de renovação varia, dependendo da categoria do visto solicitado e do perfil do solicitante.

Quais documentos são necessários para um passe de talento?

O seguinte é necessário ao solicitar a licença freelance:

  • Cópia do passaporte
  • Cópia atual do visto (se aplicável)
  • Carteira/diploma educacional/cartas de referência
  • Comprovante de experiência anterior na área
  • cv
  • Lista de serviços e taxas

O site da DAFZ acrescenta que aqueles envolvidos em “atividades tecnológicas” devem ter um diploma educacional relevante, uma carta de um empregador detalhando sua experiência ou prova de cursos de treinamento relevantes.

Se o usuário for formado na área especializada, não precisa enviar uma carta de recomendação, disse Al Hammadi.

Segundo o portal The National News, a DAFZ avaliará e processará os pedidos de passe de talento e emitirá licenças para praticar atividades comerciais dentro da zona franca.


+ Trabalho