compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Selo é um diferencial das indústrias brasileiras que abrem caminhos para negócios com clientes no exterior principalmente
Selo é um diferencial das indústrias brasileiras que abrem caminhos para negócios com clientes no exterior principalmente
A Wirth, tradicional indústria de calçados de Dois Irmãos fundada em 1948, foi certificada no Origem Sustentável, única certificação de práticas ESG para a cadeia produtiva do calçado no mundo.
A entrega do certificado no nível Prata aconteceu na sede da empresa e contou com as presenças da diretoria e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.
O diretor da empresa, Ricardo Wirth, destaca que a empresa, durante o processo de adequação para recebimento do certificado, notou que já trabalhava a sustentabilidade desde a sua fundação.
“Nós já tínhamos processos de sustentabilidade, pois sempre cuidamos para não poluir o meio ambiente, respeitando os funcionários e não desperdiçando materiais. Só não tínhamos o carimbo, a chancela”, disse.
Para ele, o Origem Sustentável foi a “cereja do bolo”. “Foi histórico e significativo recebermos essa certificação no ano em que comemoramos nossos 75 anos de atuação”, comemora.
Com 1,2 mil funcionários, que produzem diariamente, na fábrica do Rio Grade do Sul, mais de 8 mil pares de calçados, dos quais 90% são embarcados para mais de 50 países, a Wirth tem como destaque em sustentabilidade a não geração de resíduos para aterros sanitários, com envios do que não pode ser reaproveitado para coprocessamento, o rastreamento total das embalagens e a logística reversa das latas de adesivo, além utilizar energia elétrica 100% limpa, adquirida por meio do Mercado Livre.
“Desde dezembro de 2021, quando passamos a utilizar energia limpa, deixamos de emitir mais de 368 toneladas de CO2”, conta Eduardo Herzer, supervisor de Qualidade da empresa.
Social
Na área social, a atuação da empresa também é bastante intensa. Herzer destaca a manutenção de um refeitório para os colaboradores, a disponibilização de vale transporte, cartão alimentação, plano de saúde/odontológico, fisioterapia e auxílio educação para os trabalhadores.
“Para faculdade, a empresa arca com 40% do valor. Para cursos de qualificação profissional do Senai, arcamos com 50%”, conta o supervisor.
Competitividade
Ferreira, ao parabenizar a empresa, destaca que a certificação traz ganhos de competitividade em um mundo de consumidores cada vez mais conscientes.
“A nova geração, e as próximas, tendem a dar ainda mais importância para questões de sustentabilidade e ESG. Querem saber de onde vem e para onde vai o produto. As empresas que desejam competir nesse mercado precisam estar orientadas para as práticas sustentáveis de produção”, ressalta o dirigente, acrescentando que a certificação é um diferencial da indústria calçadista brasileira diante dos principais concorrentes internacionais.