Não misturar com outras roupas e colocar apenas as toalhas na máquina de lavar, separadas por cor.
“Também é bom ler as recomendações de lavagem descritas na etiqueta do tecido“, recomenda Gabriel Barbieri, diretor de marketing da Brastemp.
Utilize apenas sabão, de preferência líquido, na medida indicada pelo fabricante da máquina e vinagre de álcool branco no lugar do amaciante – que vai ajudar a remover o excesso e a amaciar a toalha.
Se as toalhas tiverem cores claras, pode usar alvejante sem cloro. “Ajuda a realçar o branco, mas não amacia a toalha”, completa Torres, da Lavert. O alvejante com cloro não é recomendado porque pode manchar as roupas.
O cheiro do vinagre evapora durante a lavagem.
O amaciante é opcional – somente em uma medida menor (em torno de 1/4 de tampa) que a indicada pelo fabricante da máquina e apenas para deixar a toalha com um cheirinho de limpeza.
“Toalha se seca à sombra, ao natural, sem colocar diretamente no sol”, explica Marinês Cassiano, especialista têxtil da lavanderia 5àsec.
Segundo o portal G1, a secadora também é indicada, pois ajuda a soltar as fibras da toalha. O recomendável é usar um ciclo rápido e deixar no varal à sombra para remover o resto de umidade antes de guardar.