compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Existem alguns métodos comprovados que podem auxiliar a descobrir se você está sendo espionado pela câmera do notebook
A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas, assim como as câmeras, o que tem gerado uma grande preocupação nas pessoas. Isso porque muita gente tem medo de estar sendo espionada por meio da câmera dos seus dispositivos.
Esse medo faz com que muitas pessoas tampe a webcam do seu notebook com adesivos para que não seja possível enxergá-las por meio do dispositivo. Portanto, se você quer saber se alguém está te espionando por meio da câmera do seu computador, confira como identificar a espionagem a seguir!
Como saber
Em primeiro lugar, é necessário observar se existe alguma luz acesa na sua webcam em momentos nos quais você não está a utilizando.
A maior parte dos fabricantes instala um sinal luminoso nas webcams para que o usuário saiba quando a câmera está em atividade. Dessa forma, quando está desligada, o dispositivo fica com a luz apagada.
Outro fator importante para ser observado são os arquivos estranhos que podem surgir no seu computador ou celular. Caso apareçam pastas com fotos ou gravações que não passaram pela sua autorização, este pode ser um grande sinal de alerta.
Além disso, uma das formas mais simples e fáceis que os criminosos possuem para espionar uma pessoa é por meio da instalação secreta de programas maliciosos nos aparelhos. Diante disso, é necessário prestar atenção aos aplicativos que não foram instalados por você.
Como se proteger
Para se manter seguro, é necessário cuidar do seu computador. Sendo assim, procure fazer atualizações na frequência correta e busque utilizar um antivírus. Essas são formas eficazes de manter a segurança dos dispositivos em dia para que ele mesmo seja capaz de barrar as atividades de invasores.
Caso surjam dúvidas sobre o que deve ser feito, é importante também seguir as orientações do fabricante, pois assim é possível deixar o seu computador e celular com as configurações de segurança mais adequadas.
Tenha cautela ao entrar em sites desconhecidos e na hora de realizar o download de algum aplicativo não oficial nos seus dispositivos, pois essas plataformas podem conter malwares prejudiciais para o seu computador e ainda podem fazer com que você não esteja seguro.
Segundo o portal Pronatec, o recomendado é sempre optar por baixar apenas os aplicativos que se encontram em lojas oficiais.