Pessoas que realmente gostam de ficar sozinhas têm esses traços de personalidade

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de junho de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As pessoas solitárias muitas vezes se mostram viajantes aventureiros, ansiosas para se imergir em diferentes culturas e lugares

O mundo da renomada cantora islandesa Bjork é um mundo místico — isolado em sua pequena vila, envolvido pelo abraço da Mãe Natureza. Sua recente constatação: solidão não é necessariamente sinônimo de solidão.

Durante a pandemia, ela descobriu uma nova apreciação por sua própria companhia, tornando-a a musa de seu décimo álbum “Fossora”. Você é feito do mesmo tecido? Descubra se você possui as características autênticas de um solitário como Bjork.

Sua Solidão, Seu Santuário

Se a ideia de um fim de semana solitário lhe causa arrepios deliciosos, parabéns — você é uma pessoa solitária certificada. Mas não se preocupe, não é uma coisa ruim.

Provavelmente você é um introvertido, e esse é um distintivo que você deve usar com orgulho. Introvertidos não são tímidos, eles apenas estão absortos em seus pensamentos e sentimentos.

O tempo gasto sozinho ajuda-os a recarregar as energias e processar suas interações com o mundo exterior. A falta de tempo para si pode desequilibrá-los, causando irritabilidade, fadiga, sono ruim e dificuldade de concentração.

O Desafio da Conversa Fiada

Conversas superficiais te fazem se contorcer? Discussões sobre férias luxuosas e contas bancárias robustas parecem insuportáveis? Se sim, você pode ser uma pessoa solitária.

Não é que você seja antissocial — você, como todos, anseia por conexões significativas. É apenas que você precisa de mais tempo sozinho para se reenergizar após situações sociais. Muita estimulação externa pode ser avassaladora.

Abraçando a Independência

Ser uma pessoa solitária não significa estar confinado em casa. Pelo contrário, os solitários muitas vezes se mostram viajantes aventureiros, ansiosos para se imergir em diferentes culturas.

A autossuficiência é sua força — eles prosperam navegando em ambientes estrangeiros, apreciando o desafio que isso representa. A popular comunidade online, Introvert Dear, até sugere que os introvertidos são trabalhadores independentes, necessitando de supervisão mínima devido à sua natureza privada.

Tomando a Iniciativa

As pessoas solitárias são frequentemente autodidatas: escritores, artistas, cientistas, inovadores. Criativos de coração, eles não se conformam com um conjunto de regras pré-estabelecidas.

Eles adoram deixar sua intuição assumir o controle. No trabalho, eles se sentem confortáveis trabalhando sozinhos, sua independência permitindo que sejam confiáveis e eficazes sem supervisão constante.

Saboreando seu próprio doce tempo

Como uma pessoa solitária, o tempo é seu melhor amigo. Estar sozinho significa não ter quem te apresse, sem horários impostos — liberdade para definir suas horas.

Eles sentem que a vida deve ser vivida no fluxo — de preferência o seu próprio. Isso não é preguiça, mas sim, uma dedicação a aproveitar cada momento, seja queimando a vela até tarde da noite ou fazendo uma caminhada tranquila na floresta.

Mestre de Seu Tempo

Quando se trata de tempo, os solitários são seus próprios senhores do tempo. O tempo, para eles, é um bem precioso, não para ser desperdiçado, mas investido sabiamente.

Seu equilíbrio entre trabalho e vida é um ato de precisão — buscando máxima produtividade sem interferir em seu precioso ‘tempo para si’. Até mesmo seu tempo de descanso é planejado meticulosamente. Eles levam a descontração tão a sério quanto uma reunião na sala de diretoria.

Auto-Serviço

Os introvertidos são autossuficientes e até mesmo egoístas — mas no sentido mais positivo. A satisfação de ter seu próprio plano de aposentadoria bem financiado, fazer investimentos prudentes e manter um fundo para dias chuvosos é incomparável.

A autonomia financeira é uma fonte de imenso orgulho. Eles garantem que suas economias não apenas cubram emergências, mas também alimentem suas paixões — seja viajar ou outros empreendimentos que os ajudem a crescer e enriquecer suas vidas.

Profundidade de Pensamentos

Os solitários são pensadores profundos. Suas mentes são um redemoinho de reflexão, constantemente refletindo sobre sua evolução pessoal. Eles são sua própria competição, sempre avaliando se superaram suas versões passadas.

Eles também são observadores atentos do mundo ao seu redor, ponderando sobre seu papel em torná-lo um lugar melhor. Sonhos, memórias, emoções — tudo faz parte de suas jornadas introspectivas à medida que buscam entender sua própria psique.

Fronteiras Inabaláveis

Se há uma coisa em que os introvertidos se destacam, é na definição de limites firmes. Essa habilidade vem de seu profundo respeito pelo próprio tempo. E

les são seletivos quando se trata de aceitar convites — se um evento não ressoa pessoalmente, eles não têm nenhum escrúpulo em recusar educadamente. Eles estão longe de serem submissos, cuidadosamente curando seu círculo íntimo com base em valores e desejos compartilhados.

Sem Espaço para Drama

Introvertidos, para dizer o mínimo, são avessos a dramas. Eles veem o drama como um ladrão da tranquilidade, um intruso indesejado em sua existência pacífica.

Eles acreditam firmemente em resolver problemas através de um discurso claro, calmo e racional. Para eles, a vida é efêmera demais para ser enredada em relacionamentos tóxicos e disputas sem sentido. Eles preferem se perder em seu mundo de pensamentos.

Ciência da Solidão

Curiosamente, pode haver uma explicação química para a afinidade dos introvertidos pela solidão. De acordo com a Dra. Marti Olsen Laney, autora de “As Vantagens de ser Introvertido”, um composto chamado acetilcolina pode estar por trás dessa característica.

Segundo o portal Mistérios do Mundo, esse neurotransmissor acredita-se induzir a felicidade nos introvertidos quando eles se envolvem em atividades focadas internamente, como introspecção, leitura ou a prática de um hobby.

Tirando uma página do livro de Björk, talvez seja hora de reconhecer que a solidão pode ser uma experiência enriquecedora. Abraçar a solidão, como Björk, pode levar à introspecção e ao crescimento — afinal, você está em ótima companhia quando está sozinho consigo mesmo.


+ Comportamento