Rifaina e Pedregulho estão na lista de cidades que poderão receber o sinal 5G

  • Nene Sanches
  • Publicado em 16 de junho de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na região de Franca poderão ser beneficiados nessa nova leva os municípios de Pedregulho, Rifaina, Patrocínio Paulista, Guará e Nuporanga.

Ao que tudo indica, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) planeja executar a liberação da faixa de 3,5 GHz do 5G para mais 187 cidades do Brasil.

Na região de Franca poderão ser beneficiados nessa nova leva os municípios de Pedregulho, Rifaina, Patrocínio Paulista, Guará e Nuporanga.

A entidade estatal irá se reunir com o grupo de acompanhamento da faixa (Gaispi) no próximo dia 21 de junho para decidir sobre a disponibilização da frequência. A previsão é que a faixa esteja amplamente disponível a partir do dia 26 deste mês.

Com a liberação do sinal, as companhias de telecomunicações vencedoras do leilão organizado pela Anatel poderão iniciar a ativação da faixa 3,5 GHz do 5G nas cidades listadas pela entidade.

Contudo, é de responsabilidade da operadora decidir se irá ou não comercializar o serviço. Ou seja, vai depender das estratégias adotadas pelas provedoras.

Segundo o portal Consulta Pública, até o momento, o uso do sinal da conexão de quinta geração pode ser desfrutado por 66,4% da população brasileira, equivalente a 141 milhões de pessoas.

Neste sentido, de 1.610 municípios, 26 são de população entre 30 mil e 100 mil habitantes. Outras 161 são cidades possuem menos de 30 mil habitantes.


+ Tecnologia