Neste domingo (04) tem Lua Cheia de Morango e dia 21 tem a noite mais longa do ano

  • Nene Sanches
  • Publicado em 2 de junho de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se o tempo colaborar, junho será um mês de maravilhas no céu, proporcionando uma ótima chance de ter vistas e registros dos eventos

O mês de junho traz uma série de fenômenos astronômicos para os amantes da observação do espaço, como Lua Cheia, conjunções Lua-planeta e solstício.

No decorrer de todo o mês haverá uma série de eventos astrológicos que são interessantes de serem assistidos, com alguns acontecendo já nos primeiros dias.

Neste próximo domingo, 4 de junho, a primeira Lua Cheia do mês aparecerá no céu e chamando a atenção por ser conhecida Lua de Morango.

Fenômeno

A expressão é utilizada para se referir à lua cheia que ocorre durante o mês de junho. Esse fenômeno ganhou esse nome devido à coincidência de ocorrer próximo à época da colheita de morangos em algumas regiões do Hemisfério Norte, como nos Estados Unidos.

Embora a Lua de Morango possa ter adquirido popularidade por meio de referências culturais e folclóricas, é importante ressaltar que a nomenclatura utilizada para descrever as luas cheias varia em diferentes culturas e regiões geográficas. Por exemplo, os nativos americanos têm suas próprias designações para as luas cheias.

Alguns dias depois da Lua de Morango, será a vez dos amantes da astronomia terem a oportunidade de verem a Lua Minguante no dia 10 de junho. Isso significa que a partir deste dias as conjunções citadas acima farão com que os planetas não estejam ao lado da Lua Cheia.

Conjunções e solstício marcam a segunda quinzena

Seguindo o calendário lunar, as conjunções Lua-planetas são outros eventos que chamam a atenção. Estes fenômenos ocorrem quando, do nosso ponto de vista na Terra, a Lua e um planeta parecem estar próximos um do outro no céu.

As conjunções acontecerão em diversos momentos no decorrer deste mês, sendo a primeira no dia 9 de junho com a Lua e Saturno. Entretanto, também será possível ver no dia 14, com Lua-Júpiter, dia 16, com Lua-Mercúrio e no dia 22 de junho, com Lua-Vênus.

Além disso, o solstício de junho acontece no dia 21. Este fenômeno astronômico, que ocorre duas vezes por ano, marca o início do verão no hemisfério norte. Durante o solstício, o Sol atinge sua maior declinação em latitude, fazendo com que este seja o dia mais longo do ano no hemisfério norte e a noite mais longa do ano no hemisfério sul.

De acordo com o portal Mundo Conectado, é importante lembrar que as condições climáticas podem afetar a visibilidade desses eventos. Portanto, consulte a previsão do tempo e planeje-se para não perder esses fenômenos incríveis.

Se o tempo colaborar, junho será um mês de maravilhas no céu, proporcionando aos observadores uma ótima chance de ter vistas e registros dos eventos.


+ Astronomia