compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Os brasileiros que ainda não renovaram sua carteira de habilitação devem ficar atentos e buscar a regulação o quanto antes.
Todos os anos, milhares de brasileiros que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem atualizar o documento. Afinal, aqueles que não cumprem com essa obrigação e continuam circulando com a licença vencida podem acabar se dando muito mal, se forem pegos.
É importante entender por quais motivos é necessário atualizar o documento. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 162, o ato de conduzir um veículo com a CNH vencida por mais de trinta dias configura uma infração gravíssima.
Dentro dos níveis de infrações, este é o maior a se cometer. Dessa forma, aqueles que o fizerem deverão pagar uma multa de R$ 293,47, além de sofrerem sete pontos na carteira. E não para por aí: o motorista ainda corre o risco de perder seu documento, bem como seu veículo, até que conserte sua situação.
Posso atualizar a CNH pelo app?
Caso você esteja precisando atualizar sua CNH e prefere fazer isso em sua casa, faça como no tutorial abaixo:
Primeiramente, entre no site do Detran do seu estado e insira as informações solicitadas;
Em seguida, toque na opção de renovação da carteira de habilitação e insira mais algumas informações;
Ao fazer isso, você agendará seu exame médico em um local credenciado pelo Detran e será necessário comparecer no lugar na hora e data corretas. Lembrando que cidadãos com carteiras C, D e E precisam, ainda realizar o exame psicológico;
Após realizar os exames, será necessário pagar a taxa de renovação do documento, bem como a de envio. Os valores vão variar de acordo com o seu estado;
Por último, basta aguardar até que a habilitação chegue no seu endereço, o que deve acontecer em até 14 dias úteis.
Além dessa versão física, os interessados também podem baixar a Carteira Digital de Trânsito para terem uma versão digital do documento sempre em mãos.
Ele tem a mesma validade do documento original, visto que é regulamentado pelo Governo Federal.