Na Itália, recentemente foi lançado o Plants Play, um dispositivo que permite ouvir a música gerada por tudo que é de origem vegetal
Sentir a natureza e transformar sua energia vital em música hoje pode ser feito graças a alguns aparelhos fabricados com novas tecnologias e recém-chegados ao mercado.
Tudo começou com um projeto de sonificação de dados e design generativo fundado pelos músicos Joe Patitucci e Alex Tyson para explorar a conexão entre plantas, música e tecnologia.
O interesse de Patitucci pela teoria holográfica, música generativa, composição algorítmica e música ambiente, juntamente com a curiosidade pioneira de Alex Tyson sobre a consciência das plantas, levou à criação da primeira instalação de música vegetal.
Microflutuações
Os dois pesquisadores criaram um sistema para traduzir as microflutuações de condutividade na superfície das folhas em sinais MIDI capazes de controlar sintetizadores de hardware e software e serem traduzidos em música por meio de composição algorítmica e design de som.
Dessa experiência nasceu o primeiro aparelho para smartphones a interpretar o canto das plantas, o Midi Sprout, que mais tarde se tornou o PlantWave, projetado especificamente para uso doméstico, com sensores a serem fixados nas folhas para ouvir as plantas.
Segundo o portal Mezzopieno, na Itália, mais recentemente, foi lançado o Plants Play, um dispositivo vestível que permite ouvir a música gerada por tudo que é de origem vegetal.
A gravadora nascida dos inventores dessa tecnologia, a Data Garden, lançou álbuns digitais por meio de códigos em obras embutidas com sementes que podem ser plantadas e transformadas em flores.
A natureza se torna uma orquestra e podemos entrar em ressonância com ela.