Veja se é do seu sangue que os mosquitos gostam; eles têm um tipo preferido

  • Nene Sanches
  • Publicado em 26 de maio de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os indivíduos com sangue do tipo “O” tinham o dobro de chances de serem picados do que aqueles com sangue do tipo “A”, por exemplo.

Os mosquitos são seres que podem ser encontrados ao redor do mundo e transmitem doenças graves.

A depender da sua espécie, há diversas características diferentes, dentre elas, o tamanho e coloração. Mas você sabia que eles possuem um tipo ideal de pessoas? Um estudo também revelou que os insetos possuem preferência de tipo sanguíneo.

Insetos seletivos por um tipo sanguíneo

Um fato interessante sobre esses animais Culicidae (família de insetos habitualmente chamados de muriçocas, mosquitos ou pernilongos), é que eles são probóscides, isso significa dizer que eles utilizam um longo canal bucal para passar tanto nas peles quanto nas plantas.

No caso desses seres, apenas as fêmeas sugam sangue para assim nutrir os seus ovos pelas proteínas presentes no composto. Os machos, por outro lado, alimentam-se principalmente de néctar de plantas.

Para avaliar a preferência sanguínea deles, foi realizado um estudo em 2004. Participaram da amostra apenas os mosquitos Aedes albopictus. Os pesquisadores soltaram um grupo de mosquitos e observaram o comportamento deles.

Dobro de chance

Segundo os resultados de observação, a espécie demonstrava maior interesse pelo sangue da classificação O. Assim, os indivíduos de tipo O tinham o dobro de chances de serem picados do que aqueles com o tipo A, por exemplo.

No que se refere aos outros tipos B e AB os resultados não se mostraram significativos.

Outros estudos mostram que cerca de 85% das pessoas emitem um sinal químico pela pele que os mosquitos conseguem detectar. É esse sinal que indica o tipo de sangue da pessoa e influencia se ela será ou não picada.

Qual a importância dessa descoberta?

Essa pode ser a resposta para muitos dos problemas causados ​​por esses animais, como a transmissão da malária e outras doenças.

Os cientistas também argumentam que existem muitas maneiras de prevenir esse potencial vetor e que elas devem ser usadas independentemente do tipo sanguíneo.

Agora que se sabe qual é o sangue favorito dos mosquitos e como eles escolhem suas vítimas, é hora de se proteger! Use repelentes, vista roupas adequadas e não deixe esses mosquitinhos indesejáveis estragarem seu dia. Cuidado e proteção sempre!

Segundo o portal Escola Educação, embora possa não parecer, esses insetos, como outros, são essenciais para o bom funcionamento do ecossistema, então, em vez de matá-los você pode apenas se prevenir.


+ Animais