compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Lucas Mariano, Lucas Dias, Georginho e Marcio estão entre os prováveis convocados para a equipe
Lucas Mariano, Lucas Dias, Georginho e Marcio estão entre os prováveis convocados para a equipe
Um sorteio realizado pela Federação Internacional de Basquete em Manila, nas Filipinas, definiu os grupos e a data e o rival de estreia do Brasil na Copa do Mundo masculina FIBA deste ano.
O Sesi Franca Basquete é o time que deve ter o maior número de convocados. Lucas Mariano, Lucas Dias, Georginho e Marcio estão entre os prováveis convocados para a equipe no Mundial.
A Seleção Brasileira faz seu primeiro jogo no dia 26 de agosto, contra o Irã, na Indonésia, na Indonésia Arena, que fica pronta em junho.
Depois, terá pela frente a Espanha, atual campeã mundial, no dia 28 de agosto. A Seleção fecha a primeira fase no dia 30 de agosto, jogando contra a Costa do Marfim.
Todos os jogos ainda terão seus horários definidos pela FIBA. No Brasil, o direito de transmissão da Copa do Mundo pertence à ESPN.
Como é?
Duas equipes avançam por grupo. Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1 e 3 de setembro.
Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas.
Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, de Canadá, França, Letônia e Líbano.
Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.
Para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
O sorteio definiu também todo o chaveamento da Copa do Mundo. Confira ao fim da matéria os grupos.
Participação brasileira
Em 2019, o Brasil avançou à segunda fase com vitórias sobre Grécia, Montenegro e Nova Zelândia, e depois caiu para EUA e República Tcheca.
Sem conseguir a vaga olímpica via Mundial, jogou o Pré-Olímpico de Split, onde chegou até a decisão mas foi superado pela Alemanha.
TABELA DE JOGOS – Grupo G
26 de agosto
Brasil x Irã (horário a confirmar)
28 de agosto
Brasil x Espanha (horário a confirmar)
30 de agosto
Brasil x Costa do Marfim (horário a confirmar)
GRUPO A
Angola
República Dominicana
Filipinas
Itália
GRUPO B
Sudão do Sul
Sérvia
China
Porto Rico
GRUPO C
Estados Unidos
Jordânia
Grécia
Nova Zelândia
GRUPO D
Egito
México
Montenegro
Lituânia
GRUPO E
Alemanha
Finlândia
Austrália
Japão
GRUPO F
Eslovênia
Cabo Verde
Geórgia
Venezuela
GRUPO G
Irã
Espanha
Costa do Marfim
Brasil
GRUPO H
Canadá
Letônia
Líbano
França
Fonte: Assessoria CBB