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Os norte-americanos importaram 2,9 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 56,87 milhões
Os norte-americanos importaram 2,9 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 56,87 milhões
Um fato registrado no primeiro semestre deste ano é a queda das exportações de calçados brasileiros para os Estados Unidos.
Apesar da estatística, os Estados Unidos seguem como o principal destino de exportação do calçado brasileiro no exterior.
“Como resultado da desaceleração internacional e do crescimento do nível de estoques no mercado, as importações totais de calçados dos Estados Unidos já sofreram redução de 21,5% (em volume), o que tem impacto direto nos embarques brasileiros”, acrescenta Haroldo Ferreira, diretor da Abicalçados.
No trimestre, o principal destino das exportações de calçados brasileiros foram os Estados Unidos. No período, os norte-americanos importaram 2,9 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 56,87 milhões, quedas tanto em volume (51,5%) quanto em receita (35,9%) em relação ao mesmo período do ano passado.
O segundo destino dos primeiros três meses foi a Argentina, que recebeu 3,23 milhões de pares por US$ 55,32 milhões, altas tanto em volume (1,4%) quanto em receita (52,8%) em relação ao mesmo período de 2022.
Com crescimento expressivo e ultrapassando a França na terceira posição, a Espanha figurou no ranking dos principais destinos do calçado brasileiro. No primeiro trimestre, foram embarcados para lá 5,75 milhões de pares, que geraram US$ 17,8 milhões, altas de 265,6% e 272,2%, respectivamente, ante o mesmo intervalo do ano passado.