compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Relembre todas as participações do clube na competição; time quer o título em casa
Relembre todas as participações do clube na competição; time quer o título em casa
A cidade de Franca é a sede do Final Four da BCLA 2022/23 (Basketball Champions League Americas). O Final Four teve início nesta sexta-feira (13/04), com o Flamengo vencendo o 123 Minas e o Sesi Franca ganhando do Quimsa, da Argentina.
É um título muito relevante e inédito para o Sesi Franca que tem quebrado recordesme tábua este ano, com o título do NBB e a marca inédita de 45 vitórias consecutivas na temporada atual.
Mas a Champions League tem um sabor diferente. É uma competição internacional, que foi criada na temporada 2019/20, substituindo a antiga Liga das Américas.
Na atual edição a competição reuniu 12 times de seis países diferentes (Brasil, Argentina, Uruguai, México, Chile, Canadá e Nicarágua), divididos em quatro grupos com três participantes cada.
O campeão da Champions League garante vaga no Mundial de Clubes de basquete, campeonato de grande prestígio.
Veja o retrospecto das participações do Sesi Franca nesta competição internacional:
2019-2020
Em 2019/20, a fase de grupos da BCLA contou com três times divididos em quatro grupos, passando os dois melhores de cada grupo. Nos playoffs, foi disputada uma série melhor de três nas quartas de final e nas semifinais. A final foi decidida em jogo único, onde o Quimsa sagrou-se campeão, vencendo o Flamengo por 92 a 86.
O Sesi Franca Basquete estava no grupo B, que contava com o Quimsa e com o Aguada, do Uruguai. Cada time jogou quatro jogos na fase de grupos. O Sesi Franca passou em segundo lugar, com duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos.
Nas quartas de final, a equipe enfrentou o San Lorenzo, da Argentina. O San Lorenzo avançou para as semifinais, vencendo a série melhor de três por 2 a 1.
2020-2021
Devido à pandemia da Covid-19, os playoffs da competição foram alterados. A fase de grupos seguiu a mesma, com três times divididos em quatro grupos, passando os dois melhores de cada grupo.
Nos playoffs, foi feita a alteração de ao invés de uma série melhor de três jogos nas quartas de final e nas semifinais. Foi decidido que seriam jogos únicos em todas as fases dos playoffs. Nesta edição o Flamengo foi o campeão, vencendo o Real Estelí na final por 84 a 80.
O SFB estava no grupo C, que contava com o San Lorenzo e o Obras Sanitárias, da Argentina. O time classificou-se em segundo lugar, com duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos.
Nas quartas de final, o time enfrentou o Real Estelí, da Nicarágua, e foi superado por 94 x 73.
2021-2022
A BCLA 2021/22 foi a primeira que inaugurou o estilo de “sede”. A fase de grupos se manteve da mesma forma que as duas últimas edições. Com 12 participantes, passando os dois melhores de cada grupo para os playoffs.
Os playoffs se mantiveram em jogo único, assim como na temporada 2020/21. Porém, nesta edição, todos os jogos dos playoffs foram realizados na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Ao todo foram realizados oito jogos em quatro dias. O São Paulo sagrou-se campeão desta edição, em cima do Biguá, da Argentina, por 98 a 84.
O Sesi Franca Basquete não participou desta edição da competição.
2022-2023
Nesta temporada a BCLA 2022/23 seguiu o mesmo modelo de fase de grupos, porém surgiu uma nova alteração nos playoffs da competição.
Nos playoffs desta edição, as quartas de final foram definidas em séries melhor de três, desta maneira sendo realizado um Final Four, na cidade de Franca, com o Sesi Franca, Flamengo, 123 Minas e o Quimsa, da Argentina.
Sesi Franca e Flamengo decidem o título nesta noite, às 20h30.