Cinco frases que demonstram inteligência emocional no ambiente de trabalho

  • Nene Sanches
  • Publicado em 15 de abril de 2023 às 20:00
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De acordo com o psicólogo e pesquisador de Harvard, Daniel Goleman, o desenvolvimento dessa habilidade não vem naturalmente

Uma das habilidades mais importantes no ambiente de trabalho é a inteligência emocional. Isso porque ela é a responsável não só pela maneira como as pessoas lidam com problemas corporativos, mas também influencia a maneira como as relações de trabalho ocorrem.

Contudo, de acordo com a entrevista do psicólogo e pesquisador de Harvard Daniel Goleman, à CNBC Make It, o desenvolvimento dessa habilidade “não vem naturalmente”.

Por essa razão, foram entrevistados profissionais da área para listar as cinco principais frases que demonstram inteligência emocional.

Veja a seguir:

01. “Eu te agradeço” ou “Eu agradeço o seu trabalho”

02. “O que posso fazer para ajudar?”

03. “Eu te entendo” ou “Estou te ouvindo”

04. “O que você pensa sobre este assunto?”

05. “Eu adoraria saber mais sobre isso. Será que podemos marcar um horário para conversar?”

Fácil de expressar

Para o coach de carreira Dawid Wiacek, falar “Eu agradeço pelo seu trabalho” é um jeito fácil de expressar reconhecimento. Por isso, a frase é tão popular e foi escolhida, em primeiro lugar, por 34% dos entrevistados.

Ele pontua ainda que, apesar da utilização de sentenças como “eu adorei isso” ou “eu amei isso” serem comuns e terem um significado parecido, o “eu agradeço” inova o repertório e faz as pessoas se sentirem importantes.

Já referente à segunda e à terceira posições da lista, Emily Liou, coach de felicidade profissional, explica que as frases demonstram empatia e deixam claro que você se preocupa com os sentimentos das pessoas ao seu redor.

“É impossível evitar completamente conflitos no trabalho, então, é muito importante saber como lidar com um embate e como endereçar situações assim”, explica a coach. Ainda segundo Liou, você pode ser taxado como alguém que é difícil de lidar, se não prestar atenção a esses pontos.

Sem interrupção

Outro conselho dado é realmente ouvir os colegas de trabalho e não fazer outras coisas ou interromper enquanto eles falam.

“A maioria das pessoas quer contar suas próprias histórias ou compartilhar suas opiniões quando um colega conta algo, na tentativa de soar relacionável, mas isso pode ser irritante”, diz.

Segundo a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Wiacek diz que a inteligência emocional se faz importante para lidar com os colegas de trabalho porque eles querem se sentir “vistos, ouvidos e validados”.


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