compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Apesar de pouco conhecida, a harmonização entre cervejas e chocolates funciona muito bem, sendo perfeita para quem gosta de novas experiências
A harmonização da cerveja com chocolate é pouco conhecida – foto Widex
O chocolate é um dos maiores símbolos da Páscoa, por isso os mercados costumam ficar cheios de ovos que levam o ingrediente como matéria-prima. O que muitos não sabem, entretanto, é que dá para combinar o doce com cerveja.
Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então prossiga a sua leitura e veja algumas dicas.
Como combinar cerveja e chocolate?
Segundo Vanessa Nadruz, beer sommelière e especialista em experiências cervejeiras da Academia da Cerveja, da Ambev, apesar de pouco conhecida, a harmonização entre cervejas e chocolates funciona muito bem, sendo perfeita para quem gosta de novas experiências.
A especialista explica que quando o assunto é chocolate branco, que costuma ser mais doce, cervejas com notas ácidas e frutadas são uma ótima pedida.
“Um bom exemplo é a Berliner, da Wals, que é do estilo Berliner Weisse e tem adição de frutas vermelhas e hibisco em sua receita. Sua acidez contrasta com o dulçor do chocolate e suas notas frutadas ajudam a complementar a composição, formando um terceiro e elegante sabor na boca”, afirma Vanessa.
Para o chocolate ao leite, a harmonização sugerida é com cervejas que possuam notas de caramelo e chocolate, e que possuem um amargor mais suave.
“A Bohemia Reserva, uma English Barley Wine, é uma cerveja encorpada e com sabor residual adocicado, com notas que remetem a caramelo e castanhas, que complementam com um ‘tchã’ a mais o sabor doce e suave do chocolate”, explica.
Já quando a harmonização é com chocolates com um maior percentual de cacau, as cervejas do estilo Imperial Stout ou Russian Imperial Stout, são uma ótima combinação.
As notas advindas do malte torrado remetem a café e chocolate, semelhantes às do chocolate mais amargo, e sua textura mais licorosa resulta em uma combinação cremosa e intensa. Como exemplo, a beer sommelière cita a Wals Petroleum, uma Russian Imperial Stout com 12% de teor alcoólico.
Para quem não é muito fã de chocolates, a dica é a harmonização entre sorvete de creme e uma cerveja Porter, como a Colorado Demoiselle, que possui notas de café que complementam muito bem o dulçor do sorvete, remetendo à clássica combinação de café com leite.
*informações Mega Curioso