compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
“A ideia é a de promover uma provocação, um encontro interativo e um compartilhamento de vozes. Esperamos vocês lá”, diz Vanessa
O segundo encontro do Banquete Literário “Festa de Babette”, da AFL (Academia Francana de Letras) já tem data marcada para acontecer.
Conduzido pela imortal francana Vanessa Maranha, o evento ocorre na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” neste próximo sábado (08), às 16h, e abordará os contos “O Búfalo” e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, cujos temas principais são, respectivamente, ódio e inveja. A entrada é gratuita.
O debate dá continuidade ao ciclo literário “Festa de Babette”, que recebeu este nome em homenagem ao filme homônimo vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988.
Clube de leitura
A discussão inaugural foi realizada no dia 10 de março. O mediador da conversa foi o idealizador do ciclo, o escritor e historiador Baltazar Gonçalves, que discorreu sobre o famoso poema de Edgar Allan Poe, “O Corvo”.
Na ocasião, o anfiteatro da Casa da Cultura ficou lotado para debater o autor gótico e o bate-papo se mostrou bastante produtivo.
A “Festa de Babette” pretende se firmar como um clube de leitura para toda a sociedade francana, apresentando temas para a comunidade num formato participativo.
“A cada encontro mensal, um acadêmico sugere alguns autores e leituras para que presencialmente possamos simular um banquete de ideias, de afetos, de conhecimento”, descreve Vanessa.
Poesia e prosa
O evento de sábado migra da poesia para a prosa intimista e complexa de Clarice Lispector. “A ideia é a de promover uma provocação, um encontro interativo e um compartilhamento de vozes. Esperamos vocês lá”, convida a anfitriã do encontro.
As outras duas edições da Festa de Babette acontecem nos 12 de maio e 9 de junho. No mês que vem, o presidente da AFL, José Lourenço Alves, vai analisar o romance regional “A casa sobre areia”, do escritor modernista Antonio Constantino.
Já o debate de 9 de junho terá a condução da escritora e jornalista Sônia Machiavelli, que investigará a comédia e tragédia nas obras “O Auto da Compadecida” e “Morte e Vida Severina”, dos autores nordestinos Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto respectivamente.
Serviço
Ciclo Literário “Festa de Babette” – Debate sobre os contos de Clarice Lispector “O Búfalo” e “Felicidade Clandestina”
Condução de Vanessa Maranha. Sábado, 08, às 16h, na Casa da Cultura e do Artista Francano (Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516, Centro). Entrada gratuita.