compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A moeda de 50 centavos que apresentar esse erro, sendo fabricada em 2012, pode valer 4 mil reais, segundo o TikTok ‘RNF Confecções’.
Você já ouviu falar de moedas raras? Dependendo da quantidade disponível, alguns desses itens podem valer muito no mercado de colecionadores. Mas como identificar uma moeda incomum em meios as outras?
As moedas consideradas raras possuem características que as diferem das comuns, como a quantidade confeccionada, se é um item comemorativo ou ainda se apresenta algum defeito de cunhagem.
A moeda de 4 mil reais
Conhecida como híbrida ou ‘mula’, uma das moedas de 50 centavos com valor mais alto é considerada rara e seu alto valor se dá em virtude do cunho trocado.
A moeda desse valor é cunhada originalmente com o rosto do Barão do Rio Branco. Contudo, alguns itens raros possuem o rosto trocado com Tiradentes, a imagem presente nas moedas de 5 centavos.
Segundo o portal Metro World News, a moeda que apresentar esse erro sendo fabricada em 2012 pode valer 4 mil reais, segundo o TikTok ‘RNF Confecções’.
Disco cortado
Um desses objetos raros, por exemplo, é a moeda com disco cortado na lateral. De acordo com o ‘Catálogo de Moedas do Brasil’, as moedas de de 50 centavos cunhadas entre 2009 e 2011 e a de 2018 que apresentam a falha podem valer até 40 reais.
Letra A
Um ‘bônus’ no valor desse item pode ser dado caso a moeda de 50 centavos seja do ano de 2019 e apresente a letra ‘A’ abaixo do ano de fabricação. Neste caso, o catálogo, informa que seu valor pode chegar a 200 reais.
Borda sem inscrição
A mesma moeda pode subir ainda mais o valor caso você encontre a fabricada em 2009 e 2010 que não apresenta nenhuma inscrição em sua borda. Esse simples erro pode fazer essa moeda valer 400 reais.