Academia Francana de Letras comemora os 109 anos de Carolina Maria de Jesus

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de março de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nascida em Sacramento, a escritora Carolina de Jesus morou em Franca, período em que trabalhou na Santa Casa de Misericórdia

Entidades francanas prestam homenagem a Carolina de Jesus, que faria aniversário neste 14 de março (Foto: Jornal do Brasil)

Nesta terça-feira, 14 de março de 2023, a escritora Carolina Maria de Jesus completaria 109 anos se estivesse viva.

Para comemorar a data e homenagear a autora do livro “Quarto de Despejo”, a Academia Francana de Letras irá realizar o evento “Celebrando Carolina e sua Obra” no próximo sábado (18), às 19 horas, na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”.

O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado em parceria com o COMDECON (Conselho Municipal dos Direitos da Comunidade Negra) com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).

A celebração contará com a participação especial de Vera Eunice, filha de Carolina, que irá compartilhar lembranças e histórias de vida da autora, inclusive o período em que ela residiu em Franca.

Interação

Também farão uso da palavra Rose Moraes, presidente do COMDECON, e Janaína Santos e Flávia Mildres, respectivamente presidente e presidente adjunta do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF).

Ao final dos discursos, o público poderá interagir com Vera e os demais integrantes da Mesa.

“Celebrando Carolina e Sua Obra” contou com a organização do presidente da Academia Francana de Letras, José Lourenço Alves, e de Tânia Mara Pinto Sousa. Ela é ocupante da cadeira nº 7, cuja patronesse é justamente Carolina Maria de Jesus.

A autora consagrada foi alçada a este posto de honra porque morou e trabalhou em Franca.

Filha de Carolina

Tânia teve contado com “Quarto de Despejo”, a obra máxima de Carolina, em um clube de leitura, e ficou encantada com a pungência e força do texto.

“Estou com a bandeira de poder divulgar a Carolina o máximo que eu puder. Como ela faz aniversário no dia 14 de março, disse para o Lourenço que tinha vontade de comemorar a data”, conta Tânia.

“A Vera Eunice nunca veio a Franca. Estou ansiosa para viabilizar esse encontro da Vera com a cidade onde a mãe dela morou. Será muito emocionante”.


+ Artes