Franca Basquete estreia com vitória no Brasileiro sub-20 de Basquete da Liga

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de outubro de 2017 às 22:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe é a atual campeã do torneio, que tradicionalmente revela jogadores diferenciados

​Subiu a bola para o Campeonato Brasileiro de Clubes – LDB 2017. Na última semana, quatro partidas abriram a maior competição de base do país, que tem sua primeira etapa realizada em duas sedes simultâneas: Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

No Rio de Janeiro, onde as partidas acontecem no Ginásio Hélio Maurício (Gávea), o atual campeão Sesi Franca Basquete iniciou a defesa do título mostrando sua força e batendo o Minas Tênis Clube, em grande jogo, pelo placar de 71 a 59.

O ala/pivô Felipe Queirós, autor de 17 pontos em 23 tentados (73,9%), foi um dos grandes destaques do Franca, assim como o ala Didi, responsável por 18 pontos, sendo seis deles no último quarto, e mais cinco roubos de bola. Com 12 pontos, sendo oito no terceiro período, o pivô Luis Junior foi outra peça importante no triunfo.

Pelo lado do Minas, os grandes destaques ficaram por conta do armador Augusto e do ala Thales, que mostraram mão quente e acertaram três bolas de 3 pontos cada. O primeiro teve mais volume de jogo e deixou a quadra com 15 pontos, enquanto que o segundo totalizou 12 pontos e mais sete rebotes.

Logo na sequência, o EC Pinheiros não tomou conhecimento do anfitrião Flamengo e aplicou uma vitória para lá de expressiva sobre os bicampeões da LDB (2011 e 2013), em plena Gávea, por 52 pontos de diferença, placar de 86 a 34.

O destaque ficou por conta do pivô João Victor Mamedes, autor de 22 pontos (9/11 nos arremessos de quadra), quatro rebotes, seis roubos de bola, três tocos e 30 de eficiência. Outro destaque foi o ala/armador Danilo Sena, autor de um duplo-duplo de 12 pontos e dez rebotes. Quem também apareceu bem foi o ala Aquiles Novo, com dez pontos.

Um fator que prejudicou, e muito, o Flamengo na partida foi a lesão do pivô João Vitor, que torceu o tornozelo esquerdo logo no primeiro ataque do time e ficou fora de combate. Sem sua maior referência em quadra, a equipe da casa teve o armador Léo filho do veterano Ricardinho, ex-Vasco da Gama, como maior pontuador, com 13 pontos.

Com uma atuação absolutamente incontestável, o Basquete Curitiba/CMP estreou na LDB 2017 ao lado de sua torcida, no Ginásio Palácio de Cristal. Dominante desde o início, o time paranaense foi construindo vantagem e fechou a partida com vitória, por 102 a 64, sobre o Sogipa, do Rio Grande do Sul.

O grande destaque dos curitibanos foi o pivô Paulo Scheuer. O jovem de 18 anos dominou o garrafão do Sogipa, deixando o jogo como um dos cestinhas de seu time, com 17 pontos, além de alcançar um duplo-duplo, com dez rebotes, sendo cinco deles ofensivos.

Pela equipe gaúcha o grande nome da partida foi Paulo. O camisa 35 do Sogipa esteve em quadra por 21 minutos e não deu descanso ao aro rival. Com cinco bolas de 3 pontos convertidas, o jogador terminou como cestinha do jogo, com 19 pontos anotados.

Já a partida que encerrou o primeiro dia da LDB 2017 teve o Carcará como vencedor, neste sábado (21/10), em Curitiba (PR). Dominante no primeiro tempo, o Basquete Cearense não deu chances ao Praia Clube, e estreou na competição Sub 20 com vitória expressiva, de 64 a 57.

O grande nome da partida foi Armani. O armador do Basquete Cearense ditou o ritmo do jogo durante os 37 minutos que esteve em quadra. Sempre sabendo diminuir ou aumentar a intensidade de seu ataque, o camisa 3 deixou a quadra com cestinha do confronto, com 25 pontos, além de três rebotes, três assistências e cinco roubos de bola.

O Praia Clube demonstrou enorme esforço, mas não conseguiu sair vitorioso de sua estreia. Pelo lado do time mineiro, os principais destaques foram Luiz Flávio, que deixou a quadra como cestinha do time, com 14 pontos, além de dez rebotes, que lhe renderam um duplo-duplo, e Andre Chamone, que anotou 13 pontos em 18 tentados (72,2% de aproveitamento), pegou quatro sobras e deu cinco assistências.


+ Basquete