Não sabe preparar lentilha? Veja 4 dicas para conseguir um excelente resultado

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de março de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saber como preparar lentilha é essencial para que você consiga aproveitar os benefícios e a versatilidade deste grão em diferentes pratos do dia a dia

Lentilha é um grão versátil e saboroso que pode substituir até o feijão no dia a dia – foto Freepik

 

Saber como preparar lentilha é essencial para que você consiga aproveitar os benefícios e a versatilidade deste grão em diferentes pratos do dia a dia.

Ela pode substituir o feijão e é muito mais prática de preparar do que a opção mais comum de leguminosa no cardápio brasileiro.

Confira quatro dicas que vão ajudar no processo de como preparar lentilha no dia a dia!

1. O passo a passo de como preparar lentilha simples começa com antecedência

Assim como o grão-de-bico e a soja, a lentilha deve ser deixada de molho por, no mínimo, 12 horas antes do cozimento.

Isso é necessário porque as leguminosas, em geral, fermentam no estômago durante a digestão e causam gases, inchaço, desconforto e, até mesmo, diarreia.

Este tempo na água, então, faz com que elas liberem os gases e evita todas estas condições depois do consumo.

Colocar a lentilha de molho é simples: numa bacia, cubra a lentilha com água por um ou dois dedos. Se possível, troque a água no meio do processo.

Depois das 12 horas, é comum que uma espuma leve tenha se formado na superfície da água. Antes de preparar, escorra e lave os grãos em água corrente – você pode usar um escorredor neste momento.

2. Cuidado com o tempo de cozimento das lentilhas

O processo de preparar lentilhas é muito prático porque elas cozinham com facilidade. Se a sua intenção for fazer uma sopa, esse ponto não é tão preocupante.

Porém, no passo a passo de como preparar lentilha é necessário ter atenção para que ela fique al dente: nem crua, nem muito cozida.

Para isso, cozinhe os grãos numa panela com água e sal e, assim que ela começar a ferver, cheque se o ponto desejado já foi atingido.

Em caso positivo, escorra a lentilha e interrompa o cozimento “enxaguando” os grãos em água corrente, até que ele não esteja mais quente.

3. Lentilha: como preparar depois de cozida

Por serem bem versáteis, as lentilhas podem ser adicionadas a diferentes pratos ou serem consumidas puras. Nos dois casos, porém, é possível dar uma incrementada no prato.

Para temperar a lentilha, você pode dourar um pouco de cebola e alho no azeite com cuidado para não queimar e, depois disso, refogar os grãos. Na finalização, ervas frescas como salsa, cebolinha ou coentro picados são boas opções.

4. A lentilha pode ser adicionada a diferentes pratos

Depois de temperada, as lentilhas ainda podem fazer parte de outros pratos. O arroz com lentilha, por exemplo, garante uma refeição saborosa e completa.

Para prepará-los, você só precisa misturar os dois em um refratário depois de cozidos. Neste caso, o arroz – seja ele integral ou branco – também não pode estar excessivamente cozido. A salada de lentilha também é uma boa opção.

Neste caso, as combinações são ainda mais livres: você pode adicionar tomates, cebolas cruas, azeitonas, ervilhas, milho, ovo cozido e outros ingredientes e consumir com folhas e vegetais diversos, como alface, couve, brócolis rúcula e cenoura.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia