Sal rosa é mesmo mais saudável que o comum? Para que serve? Veja aqui!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O sal rosa do Himalaia, ou simplesmente sal rosa, assim como aquele de cozinha, também é usado como tempero no preparo de diversos pratos

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito do sal rosa do Himalaia – foto Freepik

 

O sal rosa do Himalaia, ou simplesmente sal rosa, assim como aquele de cozinha, também é usado como tempero no preparo de diversos pratos. Mas ao contrário do branco, ele oferece ainda mais sabor – e também mais saúde.

Acontece que a sua produção na natureza é bem diferente da do comum e isso garante todos os seus nutrientes. Quer saber mais?

Venha descobrir os benefícios do sal rosa e como ele pode oferecer mais saúde à sua dieta!

Sal rosa ou sal branco: diferenças estão na produção e sabor

O sal rosa do Himalaia vem literalmente das montanhas dessa região e o de cozinha pode ser produzido em qualquer lugar do mundo, pois ele vem do mar.

Os dois sais passam por um procedimento de evaporação que resulta em pedras de cloreto de sódio.

Mas enquanto o marinho tem mais sódio do que nutrientes, o rosa entrega exatamente o contrário e carrega mais minerais na sua composição natural.

O preparo industrial de cada um também muda. O sal de cozinha costuma passar por processo de branqueamento e refinamento que remove boa parte das suas substâncias – chamado de iodação.

Já o sal do Himalaia, geralmente, não é iodado. E não é só isso que é diferente: enquanto o comum é branco, o sal rosa do Himalaia tem esse nome devido à sua tonalidade naturalmente dessa cor – ou seja, nada de corantes!

Isso tudo impacta no sabor de cada um, sendo o sal rosa mais intenso de um modo geral.

Sal rosa: para que serve? Por que optar por ele?

Assim como o sal branco, ele funciona como um ótimo tempero para carnes de churrasco e outras receitas do dia a dia.

A diferença é que o sal rosa não sofre tanta modificação quanto o comum e sua industrialização não costuma ter adição de outros ingredientes (como acontece com o branco).

Essa composição mais natural é benéfica para a saúde e substitui outros temperos – uma torta salgada de frango, por exemplo, será muito mais rica e saborosa.

Além disso, o sal rosa do Himalaia também é usado para fins estéticos: um banho de sal rosa pode melhorar a saúde da pele, por possuir propriedades desintoxicantes.

Mas atenção: mesmo sendo mais nutritivo, você deve respeitar a quantidade diária indicada do consumo de sal, que é de 5g (uma colher de chá).

Os benefícios do sal rosa devem-se aos seus nutrientes naturais

Ter mais minerais já é um bom motivo para preferir este tipo de sal. Repleto de ferro, potássio, magnésio e até cálcio, o sal rosa serve para retirar toxinas do corpo e, por ter menos sódio, é mais recomendado para quem tem problemas de pressão.

Ele também reduz o risco de doenças, garante um bom funcionamento das células, dá mais energia e previne a obesidade.

Ou seja, qualquer petisco barato salgado ficará muito mais saudável ao ser temperado com o sal rosa ao invés do comum.

Assim, o sal rosa é mais saudável por possuir mais nutrientes. Ele também não tem adição de corantes e outras substâncias, sem contar que sua durabilidade pode ser até maior que o de cozinha, pois só uma pitadinha é mais eficiente que a do branco.

Então se você quer um bom tempero para os seus pratos, invista no sal rosa.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia