Faxineira, com 51 anos de idade, passa em universidade pública e realiza sonho

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa brasileira guerreira foi aprovada para o curso que ela queria – Pedagogia – em uma das principais universidades públicas do país

Uma faxineira moradora da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, conseguiu passar em uma universidade pública, depois de vencer vários obstáculos, e vai cursar Pedagogia.

Conceição Correia da Silva, carinhosamente conhecida como Ceyça, tem 51 anos, seis filhos e uma vida nada fácil, como todas as pessoas moradores da comunidade, que fica na Zona Oeste do Rio.

Ceyça faz faxina “ou o que aparecer para fazer”, como disse em entrevistas. Trabalho digno e honesto para sustentar seus filhos, manter a casa e focar no seu sonho antigo, de se formar.

Teve que trancar várias vezes

Segundo o portal Só Notícia Boa, essa brasileira guerreira foi aprovada para o curso que ela queria – Pedagogia – em uma das principais universidades públicas do país.

Ela perdeu as contas de quantas vezes trancou os estudos porque precisava trabalhar. Em uma delas, foi por causa da separação do marido. Ceyça ficou deprimida e precisou parar tudo.

Desistir? Jamais!

Da comunidade onde vivem 36 mil moradores –  com um dos índices de qualidade de vida mais críticos do país – Ceyça descobriu como brilhar e ter motivos para sorrir.

Lá, onde funciona a ONG Nóiz, ela encontrou o apoio e estrutura que precisava para continuar estudando. Ceyça se inscreveu no pré-vestibular social do projeto e em 2019 voltou a estudar.

De novo, mais uma vez, precisou parar e voltou em 2021, mas infelizmente não foi aprovada. Desistir? Jamais!!  Em 2022, Ceyça sentiu que era o ano, se empenhou ainda mais, e foi aprovada na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) para Pedagogia.

“Ninguém faz ideia do que é a luta dessas pessoas. Só quem convive sabe”, disse André Melo, presidente da ONG, emocionado com a grande conquista da Ceyça.


+ Ação Social