compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Publicação da Adega aborda número recorde de rótulos que alcançaram alto nível de qualidade; foram 780 amostras de vários estados
O Guia de Vinhos Adega Brasil 2023 (R$ 110, pelo Inner Group) acaba de ser lançado e traz um número recorde de vinhos de receberam mais de 90 pontos na degustação (o total é 100 pontos): foram 260 rótulos, muito acima dos 165 do ano passado.
Se andarmos mais ainda no tempo e compararmos essa 12ª edição do guia com a primeira, eram apenas 11, no universo de 275 amostras.
Pelo guia, vinhos de 89 e 90 pontos são ótimos, e de 91 a 94 pontos são excelentes.
Para a publicação deste ano, 85 produtores de diferentes estados enviaram 780 vinhos para serem provados.
Grande evolução
“Os vinhos evoluíram muito no Brasil. Veja que 12 guias (ou anos) atrás tivemos 11 vinhos com 90 pontos ou mais e neste guia foram nada menos do que 260 vinhos”, avalia o publisher Christian Burgos.
Para Burgos, “acima de tudo há uma compreensão dos terroirs, e os vinhos vêm sendo uma expressão de sua origem, além é claro da crescente capacitação e experiência de nosso enólogos e das tecnologias à disposição deles”.
Indagado sobre se o Brasil é apenas um país de grandes espumantes ou também tem outros estilos que fazem bonito no mercado, Burgos frisa que o resultado dos melhores do ano ajuda a responder:
“Os vencedores empatados em primeiro lugar receberam 93 pontos e foram 3 espumantes, dois brancos e um tinto, o que mostra que há belíssimos vinhos também entre brancos e tintos. Entretanto, a categoria de espumantes é a mais desenvolvida em termos de estilo e qualidade”.
Regiões produtoras
Quando se fala em regiões que merecem a atenção do consumidor, o publisher acredita que não é o caso de apontar uma região, mas sim os melhores vinhos em cada uma das regiões consagradas e as novidades.
Segundo o jornal O Globo, esse cenário era muito verdadeiro no período de concentração quase absoluta no Rio Grande do Sul, antes do desenvolvimento mais profundo de outras regiões.
Explorar é a regra do jogo quando falamos do mundo do vinho, e felizmente podemos fazer isso hoje em nosso país.
Confira os melhores vinhos do Brasil, segundo o guia:
Espumantes
• Otto Sur Lie Nature (93 pontos) – Da Adega Refinaria, na Serra Gaúcha, tem “acidez pulsante, textura firme e fresca ditando as regras”.
• Estrelas do Brasil Nature Rosé Pinot Noir Clássico (93 pontos) – Da Estrelas do Brasil, de Nova Prata, na Serra Gaúcha, este espumante “alia madurez de fruta branca e vermelha com acidez pulsante e textura firme e cremosa”.
• Pizzato Nature 2019 (93 pontos) – Da Pizzato, do Vale dos Vinhedos, é “cremoso e refinado, mostra frutas brancas e de caroço acompanhadas de notas florais, tostadas, de ervas e de padaria.
Melhor tinto
• Vivalti Touriga Nacional 2020 (93 pontos) – Da Vivalti, de São Joaquim, apresenta “ótima tipicidade varietal, mostras frutas negras e vermelhas maduras acompanhadas de notas florais, de ervas frescas e de especiarias doces”.
Melhor Branco
• Era dos Ventos Peverella 2020 (93 pontos) – Da Era dos Ventos, de Bento Gonçalves, é “persistente com toques terrosos de camomila, de chá preto e umami”.
• Magmatic Chenin Blanc 2021 (93 pontos) – Da Arte da Vinha, de Bento Gonçalves, é “tenso e austero, tem final vertical, com toques de limão taiti.
O melhor rosé
• Vinhedo Pedras Altas Rosé Pinot Noir 2022 – Do Vinhedo Pedras Altas, da Serra do Sudeste, “tem acidez penetrante, textura cremosa e final vibrante e persistente, com toques de cerejas, cítricos e salinos.
Melhor Moscatel Espumante
Casa Valduga Premium Moscatel Espumante – Casa Valduga, da Serra Gaúcha, é “cheio de vivacidade, fresco e cativante, com toques de maçãs e cítricos”.