Se você tirar estes três aparelhos da tomada, verá a economia na conta de luz

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dica é desligar os aparelhos que consomem mais energia, e deixar na tomada os utilizados com frequência ou que não são tão gastadores

A conta de luz é uma das grandes preocupações dos brasileiros, especialmente com o aumento nas taxas dos últimos anos, que torna cada vez mais necessário economizar energia. Como a maioria dos consumidores sabe, alguns objetos gastam mais que outros quando estão em funcionamento.

Mas o que muitos não sabem é que certos aparelhos, mesmo desligados, costumam puxar muita energia, e isso pode contribuir para o aumento da conta no final do mês.

Ter o hábito de desligar os dispositivos da tomada pode fazer uma boa diferença no valor pago, além de ser mais seguro, evitando acidentes e até mesmo danos aos eletrodomésticos em caso de queda de luz.

Mas nem tudo pode ou deve ser desligado. A dica nesse caso é adotar a estratégia de desligar apenas aqueles que consomem mais luz, e deixar na tomada os que são utilizados com mais frequência ou que não são tão gastadores assim.

Para te ajudar a decidir quais aparelhos desligar da tomada, trouxemos a lista dos que mais gastam energia.

Carregador de celular

Deixar o carregador de celular conectado na tomada para facilitar a conexão depois é um hábito de muitas pessoas. Entretanto, isso gera um consumo de 0,26 kWh (quilowatts por hora). Já imaginou quanto isso dá no final do mês? É bastante, pode acreditar.

Além de consumir essa quantidade, ele pode ser a causa dos acidentes mencionados, com incêndios, pois costuma esquentar e elevar a temperatura dos objetos ao seu redor.

Computador

Como é um aparelho muito utilizado hoje em dia, a maioria mal se dá por conta que ele gasta muita luz, principalmente se ficar em espera por muito tempo. Porém, ele é bastante consumista quando está ligado e sem uso.

Sempre que for passar mais de meia hora sem usar o computar, desligue-o. Se fizer uso de notebook, o ideal é usar a máquina fora da tomada porque assim ele consome menos energia, já que possui uma bateria independente.

Micro-ondas

A facilidade de só colocar um alimento lá dentro e apertar alguns botões ou mesmo de saber as horas no relógio digital que fica no painel pode parecer tentadora. Contudo, isso consume muito, pois o aparelho está constantemente ligado. A dica é manter o micro-ondas fora da tomada, assim a economia é certa!

(Com informações do portal Capitalist)


+ zero